Novas linhas do BRT de Campinas completam um mês de operação nessa semana. Os percursos foram adicionados aos terminais existentes para trazer mais comodidade e otimizar o tempo em que os ônibus levam para chegar entre as paradas.
Com isso, a previsão inicial era de que os veículos chegassem de cinco em cinco minutos nos terminais para a entrada de passageiros. A operação do BRT Campo Grande, por exemplo, incluiu três novas linhas, com 19 ônibus transitando entre elas, com 27 veículos no total.
Porém, os passageiros que utilizam o transporte seguem cobrando melhorias. A dona de casa Célia Alves diz que o tempo de espera pelos transportes seguem altos. “Nós estamos esperando de 15 a 20 minutos, ficam lá duas filas gigantes de gente esperando”.
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Com isso, muitos passageiros acabam se atrasando para o trabalho. A auxiliar de dentista diz que todos os usuários do BRT reclamam do seviço. “Todos os dias, pra ir, pra voltar, e quando não quebra né? Chego atrasada quase todo dia no trabalho”.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) enviou uma nota dizendo que a linha BRT25 teve, desde o início da operação, em 20 de outubro, uma grande adesão da população. Tanto que, desde então, a Emdec tem feito alguns ajustes nos horários para melhorar a operação.
Quanto às quebras, as empresas devem tomar providências para que, quando isso aconteça, carros reservas sejam colocados nas linhas.
Quanto a manutenção interna, todos passam por vistorias regulares pelo departamento de inspeção da Emdec e também pelos agentes.
Quando constatada alguma irregularidade, seja interna ou externa, o veículo é notificado imediatamente, podendo até ser afastado de operação.
De qualquer modo, a empresa diz que vai intensificar a fiscalização em relação a essa linha.