Neste ultimo dia 12, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, deu uma entrevista para a TV Brasil e comentou sobre as possíveis mudanças para o salário mínimo. De acordo com ele, é possível que haja um reajuste do valor ainda esse ano.
Marinho afirmou estar buscando espaço fiscal e orçamento para a majoração do valor. Ao que tudo indica, mudanças estão previstas para serem anunciadas no dia 1º de maio, dia do trabalhador.
O ministro também comentou sobre a retomada da Politica de Valorização do Salário Mínimo, que mostrou bons resultados durante o governo Lula, entre 2005 e 2007.
A meta é controlar a inflação e gerar novos empregos. Somente com esses fatores será possível valorizar o salário mínimo, que é a base salarial da maioria da população. Também é necessário que os agentes econômicos, empresários e governantes levem em conta a realidade econômica da maioria dos brasileiros.
Uma das apostas do novo governo é alavancar a economia através da retomada das 14 mil obras públicas paradas no Brasil. O ministro destacou que empreendimento gera emprego e emprego gera renda. A ideia é que as obras sejam reiniciadas de forma simultânea, de forma a gerar alto impacto econômico.
Por fim, Marinho abordou a crescente onda de empregos informais, através de aplicativos. Segundo ele, essa é claramente uma tendência que vem ganhando força, mas que precisa ser discutida e negociada, pois paralelamente deixa o trabalhador desprotegido.
“A minha preocupação é com os trabalhadores e trabalhadoras, são eles que nós queremos proteger, porque as empresas estão é explorando demais essa mão de obra[…]. Hoje existem milhares e milhões de trabalhadores, no mundo inteiro, não só na realidade do Brasil, trabalhando absolutamente sem nenhuma proteção social”, concluiu o ministro.
Fonte: Bocchi Advogados