Uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da primeira semana de setembro e o país entrará em um novo padrão de onda de calor já a partir desta semana.
As ondas de calor nesta época do ano e no mês de setembro já são super comuns em grande parte do Brasil, principalmente na área Central e no Centro-oeste, mas nos últimos anos elas acabaram ficando cada vez mais intensas.
Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período seja maior, é possível que em algumas áreas o calor ainda persista até meados da segunda quinzena do mês, a expectativa de chegada chuva sobre a maioria destas áreas apenas entre o fim de setembro e o início de outubro.
Com o aumento da temperatura, a Defesa Civil alerta para o risco de incêndios florestais na região de Campinas entre esta terça-feira, 3 de setembro, e sexta-feira, 6 de setembro. Condições meteorológicas, com temperatura máxima na casa dos 36°C e umidade relativa do ar abaixo dos 20%, com rajadas de vento forte, podem favorecer o início espontâneo, propagação e intensificação dos incêndios.
A recomendação da Defesa Civil é redobrar a atenção em áreas de vegetação seca. Destaca-se que colocar fogo no mato é um crime ambiental, passível de sanções penais e administrativas. Além disso, causa danos irreparáveis à fauna, flora e a população da região.
Previsão do tempo
TERÇA-FEIRA (02/09)
Mínima – 16°
Máxima – 34°
QUARTA-FEIRA (03/09)
Mínima – 19°
Máxima – 36°