A cerimônia de lançamento oficial do JAP – 1ºs Jogos da Advocacia Paulista – já antecipa a dimensão que o evento, programado para setembro de 2023, alcançará. Na noite de 23 de março, a Casa de Advocacia e da Cidadania de Bebedouro recebeu lideranças da advocacia de todo o Estado, autoridades públicas, educadores e empresários interessados em participar, como atletas ou incentivadores, do maior acontecimento esportivo da história da advocacia.
A depender do espírito de união e apreço pelo esporte que ficaram evidentes na festa, o JAP terá êxito absoluto.
“Somos OAB, e temos como parceiros o Poder Público, uma instituição de ensino de renome e grandes empresários, que enxergam na prática esportiva uma forma de construir um mundo melhor. O JAP já é uma referência”, destacou em seu pronunciamento a presidente da CAASP, Adriana Galvão.
“Nossa visão é para frente – e essa visão revelou-se a mesma em todos que estão aqui hoje, pessoas que enxergam o potencial agregador dos Jogos da Advocacia”, afirmou a presidente.
Coube ao vice-presidente da Caixa de Assistência, Adib Kassouf Sad, expor à plateia os detalhes organizacionais do JAP, bem como o que ele representará em termos de promoção de saúde e interação, além da oportunidade de fomento da economia local, pois são esperados
“O benefício à saúde física e mental da advocacia será enorme. Os Jogos também terão o caráter de proporcionar integração e até networking, já que colegas terão uma chance ímpar de compartilhar ideias profissionais. Afora o aspecto socioeconômico, com nítido potencial de estímulo aos setores h0teleiro, de bares, restaurantes e outros,”, explicou Adib Sad.
Juntos com a presidente e o vice-presidente da Caixa de Assistência estavam a secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, que representou a presidente da Secional, Patrícia Vanzolini; o presidente da Subseção de Bebedouro, Leandro Contro; o prefeito da cidade, Lucas Seren; o pró-reitor da Unifafibe, Rafael Catani Lima; o presidente da Câmara Municipal de Bebedouro, Edgar Cheri Jr; o diretor de Esportes da CAASP, Edivaldo Mendes da Silva, o Barão; e os conselheiros secionais Josué Justino do Rio, Mônica Aparecida Gonçalves e Francisco Jorge Andreotti.
“A CAASP entrega hoje algo nunca antes visto no ambiente da advocacia, e Bebedouro confirma e reforça sua história na Ordem, apontando para o futuro”, disse Daniela Magalhães.
Para o presidente Leandro Contro, a denominação de “Cidade Coração” pela qual Bebedouro é conhecida, alusiva ao seu espírito acolhedor, será ratificada com sua condição de anfitriã do JAP. “Sentimo-nos profundamente honrados neste momento. Nosso sentimento é de gratidão”, disse o dirigente.
“Abraçamos a ideia e ficamos muito felizes em receber o JAP”, declarou o prefeito Lucas Seren. “Tudo que nos faz viver uma nova experiência com outras pessoas é válido e necessário”, acrescentou.
Já Rafael Catani Lima, da Unifafibe, observou nos Jogos da Advocacia bem mais que um evento esportivo: “Entendemos que educação, esporte e cidadania devem andar de mãos dadas. Vemos o JAP também como uma ação social”.
Prestigiaram o evento os presidentes das Subseções da OAB SP de Monte Alto, Monte Azul Paulista, Ribeirão Preto, Sertãozinho, Santa Rita do Passa Quatro, Urupês, Taquaritinga, Leme, Guaíra, Catanduva, Barretos, Ibitinga e Olímpia. Também estiveram representadas as diretorias das Subseções de Pitangueiras e Matão.
Muitos representantes da classe empresarial também compareceram à solenidade de lançamento dos 1ºs Jogos da Advocacia Paulista. Do campo social-desportivo esteve presente o presidente do Bebedouro Clube, Francisco Turchetto Santos.
Programado para de 6 a 10 de setembro na cidade de Bebedouro, o JAP contemplará as seguintes modalidades esportivas: Futebol Society Masculino, Futebol Feminino, Voleibol Masculino e Feminino, Handebol Masculino e Feminino, Basquete 3×3 Masculino e Feminino, Judô, Natação, Beach Tennis, Tênis, Futevôlei, Xadrez, Truco, Tênis de Mesa, Corrida e Biribol.
A inspiração da CAASP para o JAP são os Jogos Olímpicos. Por isso, advogados e advogadas representarão a sua subseção em busca de medalhas de ouro, prata ou bronze.