Onda de calor: cuidados necessários com ar-condicionados e ventiladores

Cartão de Visita News
Cartão de Visita News
O programa Cartão de Visita News, apresentado pelo jornalista Zacarias Pagnanelli, tem o objetivo de trazer as principais informações de tudo que acontece no Brasil e no mundo. Abordamos conteúdos de maneira institucional, entrevistando profissionais de carreira e poder constituído, além de entretenimento.

Altas temperaturas aumentam o interesse nos aparelhos, porém, é importante prestar atenção ao uso para evitar problemas de saúde

As ondas de calor já têm atingido o Brasil antes mesmo do verão começar. Cidades acostumadas com temperaturas amenas se viram em busca de formas de se refrescar, enquanto aquelas que já lidam com termômetros mais altos se assustaram ao ver a sensação térmica beirando os 60ºC, como foi o caso do Rio de Janeiro.

A verdade é que o calor pede cuidados, independentemente da idade da pessoa e até mesmo dos animais. É indispensável se hidratar bem e buscar formas de refrescar os ambientes, seja com ar-condicionado ou com um ventilador Arno. Mas será que esses aparelhos são seguros para serem usados o dia inteiro? Veja dicas de como usá-los:

Ar-condicionado

Os cuidados começam já na instalação. Muitas pessoas que antes se contentavam apenas com o ventilador decidiram dar uma chance ao ar-condicionado. Porém, antes de tudo é indicado avaliar se a rede elétrica dará conta da demanda de energia do aparelho.

Em entrevista para a Folha de São Paulo, o professor do departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Alberto Hernandez Neto, afirma que é preciso verificar se a fiação da casa estará direcionada a receber essa maior demanda de energia. 

Ele também recomenda a instalação de disjuntores que desliguem caso aconteça alguma falha elétrica ou superaquecimento e alerta que haverá um aumento na conta de energia elétrica, o que gira em torno de 30% a 40%.

Quanto às questões de saúde, o pneumologista Paulo Roberto Gomes, em entrevista à CNN Brasil, destaca que dormir com o ar-condicionado ligado não é uma boa ideia, principalmente se a temperatura for muito baixa. É indicado usar o aparelho entre 23ºC e 25ºC e limpar constantemente os filtros.

Ventiladores

Os ventiladores são responsáveis por garantir conforto térmico, assim como o ar-condicionado, porém, não chegam a temperaturas tão baixas. Antes de comprar o aparelho, é preciso analisar o que melhor se encaixa em sua casa: modelo de teto, mesa ou coluna.

Decidida essa questão, é hora de analisar a potência e o número de pás. Quanto mais potente, maior o vento produzido, mas o gasto de energia e o barulho também podem ser mais altos.

Para espaços menores, o ideal é investir em duas pás, se o aparelho for de teto, ou até cinco pás para os ventiladores de mesa. Agora, se envolve um ambiente grande, os modelos de seis pás e com mais de 40 cm são os mais recomendados.

Da mesma forma que os ares-condicionados, o ventilador precisa de manutenção constante e deve ser limpo para evitar que vente poeira sobre pessoas e animais que se encontram no local. Se for um exemplar de teto, a preocupação com fiação e instalação também deve ser considerada para evitar sobrecarga na rede elétrica.

Cuidados essenciais com ambos os aparelhos

Independentemente de escolher o ar-condicionado ou o ventilador, alguns cuidados devem ser tomados em ambos os casos, como:

  • umidificar o ambiente ao menos 4h antes de ir dormir se for deixar os aparelhos ligados à noite;
  • permitir troca de ar entre ambientes distintos, deixando o local minimamente aberto, pode deixar uma fresta na janela ou porta para conseguir esse resultado;
  • manter as pás do ventilador limpas e o ambiente livre de poeira;
  • fazer limpeza e manutenção constante de ambos os aparelhos;
  • atentar-se ao contraste de temperaturas, opte por deixar o ambiente agradável, mas não muito gelado em comparação ao restante da casa;
  • escolher aparelhos que economizam energia elétrica. No caso do ar-condicionado, modelos com tecnologia inverter são uma boa escolha, para os ventiladores, observe a classificação no selo Procel, o ideal é que seja A, o que indica que é mais eficiente.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS