RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Onda de frio vai atingir 11 estados e pode até nevar; veja

Os institutos de meteorologia também alertam para o risco de geada em alguns municípios de São Paulo nos próximos dias.

Frente fria | Divulgação Climatempo
Frente fria | Divulgação Climatempo

Uma nova onda de frio chegou nesta sexta-feira (8) ao país e nos próximos dias, pelo menos até a próxima quarta-feira (13), vai derrubar as temperaturas em 11 estados, com possibilidade de nevar nas serras gaúcha e catarinense.

De acordo com a previsão da Climatempo, desta vez muitas regiões irão sentir frio por mais tempo. Grande parte do Sul (exceção extremo sul e região do litoral do Rio Grande do Sul), São Paulo, sul e Triângulo de Minas, sul do Rio de Janeiro, todo o estado de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás entram no limiar de onda de frio, com temperaturas 5°C ou mais abaixo da média do mês.

As regiões em azul-claro no mapa também terão queda de temperatura, porém, sem classificar onda de frio -um período mais gelado, com temperaturas entre 3°C e 5°C abaixo da média climatológica.

O instituto destaca ainda que esta nova onda de frio pode provocar mínimas baixas inclusive em estados da região Norte, como Acre, Rondônia e Amazonas, principalmente, na segunda-feira (11).

“Mesmo com a presença do sol forte em muitas cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as tardes devem continuar com temperaturas baixas e a presença do ar mais gelado com vento de sul/sudeste. Em Vitória (ES) e na cidade do Rio de Janeiro, as máximas entre segunda e terça não devem passar dos 22°C a 23°C. Em São Paulo, as mínimas podem variar entre 8 e 9 °C de domingo até terça-feira (12) e as máximas, não passam dos 20°C a 16°C”, informa a Climatempo.

O instituto diz ainda que, com a presença do ciclone extratropical em alto mar e os ventos úmidos soprando para o continente, a queda repentina de temperatura pode estimular a ocorrência de precipitação invernal (chuva congelada) no planalto e na serra catarinense e na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, incluindo São José dos Ausentes e Cambará do Sul, principalmente, na madrugada e manhã deste sábado (9).

INTERIOR DE SÃO PAULO PODE TER GEADA NESTE FIM DE SEMANA

Os institutos de meteorologia também alertam para o risco de geada em alguns municípios de São Paulo nos próximos dias.

“Com as temperaturas baixas e um amanhecer de tempo aberto, várias cidades do interior de São Paulo podem registrar o fenômeno, mas, principalmente: região de Piracicaba, Tatuí, Rio Claro, Serra Negra, Botucatu e Boituva, além do oeste e sudoeste paulista, incluindo Rancharia e áreas do Vale do Paraíba e na serra da Mantiqueira entre São Paulo e Minas, além do extremo sul de Minas, novamente com temperaturas bem baixas em Maria da Fé e no distrito de Monte Verde”, destaca a Climatempo.

Já a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que o deslocamento do sistema pela costa paulista deve provocar chuvas no litoral, capital e região metropolitana. Essas precipitações poderão vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas, além de raios e possibilidade de granizo de forma isolada.

Em relação às temperaturas, os paulistas sentirão uma queda acentuada a partir deste sábado, principalmente nas regiões mais elevadas. Os termômetros devem registrar mínimas de até 6°C na serra da Mantiqueira e vale do Ribeira, e não ultrapassar os 13°C em boa parte do estado.

Na capital paulista, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que a temperatura deve variar de 10°C a 15°C neste sábado, de 7°C a 15°C do domingo, de 8°C a 17°C na segunda e de 10°C a 21°C na terça (12).

Diante deste cenário gelado, o governo estadual reativará o abrigo solidário para pessoas em situação de rua na estação Pedro 2º do Metrô, com funcionamento deste sábado até quarta-feira, das 19h às 8h.

Já a prefeitura abrirá as dez tendas espalhadas pela cidade das 18h à 0h, com distribuição de alimentos como sopa, pão, chocolate e chá quentes, água e cobertores, além de encaminhamento para os serviços de acolhimento.

No litoral, a Defesa Civil também alerta para a possibilidade de ocorrer ressacas, impulsionadas pelos ventos associados à frente fria. Por isso, a orientação é que as embarcações de pequeno porte evitem navegar e que a população mantenha distância das áreas de arrebentação durante o fim de semana.

“Já no noroeste do estado, especialmente nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Barretos, o cenário será diferente. Com tempo seco, sem previsão de chuva e umidade relativa do ar próxima aos 30%, essas localidades estarão sob maior risco para a ocorrência de incêndios em vegetação. A população deve evitar qualquer atividade que possa provocar focos de fogo, como fogueiras, soltura de balões, descarte inadequado de bitucas de cigarro ou uso de queimadas”, diz a Defesa Civil, em nota.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS