Mais de 59 mil negócios foram abertos na Paraíba entre janeiro e novembro de 2025, segundo levantamento divulgado pelo Sebrae. O estado somou 59.401 empresas, número 23,4% superior ao registrado no mesmo período de 2024. O desempenho colocou a Paraíba como o oitavo estado com maior taxa de crescimento no Brasil e o quinto no Nordeste. Em todo o país, o Sebrae contabilizou 4.650.816 novos pequenos negócios abertos até novembro.
Os Microempreendedores Individuais responderam por 77% das novas empresas abertas em 2025. As Microempresas representaram 18,8% do total acumulado no período analisado. A analista técnica do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, afirmou que 2025 consolidou o empreendedorismo como principal resposta econômica no país. Ela destacou a expansão dos MEIs, a força do setor de serviços e a interiorização das aberturas.
O setor de serviços liderou a abertura de pequenos negócios no Brasil, concentrando 64% dos registros em novembro. As aberturas de MEIs no setor cresceram 24,5%, enquanto micro e pequenas empresas avançaram 16,7%. Atividades de cabeleireiro, tratamentos de beleza e alimentação lideraram entre os MEIs. Transporte rodoviário de carga, serviços de malote e publicidade concentraram as aberturas entre micro e pequenas empresas.
Segundo Germana Espínola, o cenário reflete o avanço da economia de serviços, da logística urbana e do comércio eletrônico. Ela também apontou baixo custo de entrada, rápida formalização e digitalização dos negócios. O Sudeste liderou a abertura de pequenos negócios, com 50,7% do total nacional, seguido pelo Sul e pelo Nordeste. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentraram as maiores participações.
A expectativa do Sebrae indica manutenção do ritmo de abertura em 2026, embora com crescimento mais moderado. O MEI seguirá como principal porta de entrada para o empreendedorismo.



