RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Paraíba terá seis períodos de defeso do caranguejo-uçá em 2026

O defeso ocorre durante a chamada andada reprodutiva. Nesse período, caranguejos saem das tocas e se deslocam pelo manguezal para acasalar

O defeso ocorre durante a chamada andada reprodutiva. Nesse período, caranguejos saem das tocas e se deslocam pelo manguezal para acasalar
Foto: Divulgação IBAMA

Os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicaram, na última segunda-feira (12), a Portaria Interministerial MPA/MMA nº 45, de 12 de janeiro de 2026. O texto define os períodos de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) em 2026. Na Paraíba, a norma fixa datas em que ficam suspensas atividades ligadas ao crustáceo.

O defeso ocorre durante a chamada andada reprodutiva. Nesse período, caranguejos machos e fêmeas saem das tocas e se deslocam pelo manguezal para acasalar, liberar ovos e realizar a postura de larvas.

Períodos de defeso na Paraíba em 2026

  • 18 a 23 de janeiro
  • 1º a 6 de fevereiro
  • 17 a 22 de fevereiro
  • 3 a 8 de março
  • 18 a 23 de março
  • 17 a 22 de abril (caso a temporada reprodutiva continue)

Durante essas datas, a legislação proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá no estado.

A portaria também exige a Declaração de Estoque. Pessoas físicas ou jurídicas que mantêm, beneficiam, industrializam ou comercializam o caranguejo-uçá na Paraíba devem entregar o documento até o último dia útil antes do início de cada período de defeso. A declaração deve detalhar os estoques de animais vivos, congelados, pré-cozidos, cozidos, inteiros ou em partes. O Ibama recebe a documentação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS