RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Peça “Prudentinha” convida Prudente a redescobrir sua história

"Prudentinha: Sertão de Quem" estreia no domingo (14), às 18h, no Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente.

O ator Marcelo Cebotar interpreta sete personagens arquetípicos que contam a história da cidade com a linguagem do teatro de rua | Foto: Divulgação

O Museu e Arquivo Histórico (MAH) de Presidente Prudente será palco da estreia do espetáculo “Prudentinha: Sertão de quem?”, neste domingo (14), às 18h. A montagem, idealizada pela Cebotar Produções, transforma a história da cidade em uma aventura lúdica, acessível e encantadora, voltada especialmente para o público infantil, mas
que dialoga com todas as idades.

Com direção de Elora Carolina e dramaturgia da Cebotar, o espetáculo solo/monólogo propõe uma viagem no tempo através do olhar de Amendoim, um velho catador de histórias inspirado em uma figura real do arquivo histórico municipal.

Acompanhado de seu carrinho, o Cataletra, que guarda as memórias da cidade em caixas e objetos reciclados, Amendoim reconstrói o surgimento de Presidente Prudente de maneira inventiva, mesclando fatos, lendas, humor e poesia.

“A ideia nasceu da percepção de que a história da cidade, muitas vezes, permanece distante do cotidiano dos moradores, em especial das crianças. Nosso objetivo não é apenas contar os fatos, mas sim provocar a reflexão sobre as camadas invisibilizadas desse processo: os povos indígenas, os animais que perderam seus espaços e os trabalhadores que ajudaram a construir Prudente,” explica Cebotar.

A boca do sertão em múltiplas vozes

Em uma performance dinâmica e marcada por um visual expansivo e elementos recicláveis, o ator da Cebotar interpreta sete personagens arquetípicos, desde Manoel Goulart, o Coronel, até O Operário, que representa o corpo coletivo da construção da cidade, e o satírico O Grilo, figura que denuncia a grilagem das terras com ironia política.
A concepção cênica adota uma estética de realismo poético e linguagem de teatro de rua.

Grande parte dos adereços e cenografia foi construída com materiais reciclados, uma escolha que reforça a ideia central da peça: reciclar não só matérias, mas também histórias e memórias, propondo um olhar afetivo e crítico sobre a formação do território.

O espetáculo tem duração de 1 hora e é um convite para que o público, de 5 a 105 anos, redescubra a cidade onde vive, valorizando a curiosidade, a arte e a memória como motores de transformação.

Serviço de Estreia

  • Prudentinha: Sertão de quem?
  • Data de Estreia 14 de Dezembro de 2025 (Domingo)
  • Horário 18h
  • Local MAH – Museu e Arquivo Histórico Municipal
  • Duração 1 hora
  • Público-Alvo Infantil (a partir de 5 anos), famílias e público geral


Ficha Técnica Principal

● Projeto Artístico: Cebotar Produções
● Direção: Elora Carolina
● Dramaturgia e Elenco: Cebotar
● Coordenação de Pesquisa Histórica: Valentina Romeiro
● Cenografia: Cristiana Pasquini – Grupo DEArquitetura

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS