Mais um incêndio criminoso atingiu um vagão carregado com carga de celulose na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no trecho ferroviário entre as cidades de São Vicente e Cubatão. O novo ataque aconteceu na noite desta sexta-feira (07), por volta das 20h45.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência de fogo no vagão de trem em movimento da empresa Rumo Logística. As equipes do 6º GB se deslocaram para o local da ocorrência, mesmo com a composição do trem ainda em movimento.
Após a parada do veículo, o combate às chamas foi iniciado. Funcionários da empresa também ajudaram na extinção das chamas e a empresa disponibilizou recursos e apoio de água, além de retroescavadeira.
Após as chamas serem extintas, o local foi deixado em condições seguras pelo Corpo de Bombeiros.
Procurada pela reportagem, a Rumo Logística confirmou a informação sobre o quarto ataque a vagões da empresa e afirmou que não houve feridos.
“As ocorrências criminosas registradas na Baixada Santista evidenciam o cenário de insegurança pública no trecho entre São Vicente e Cubatão. Para minimizar eventuais transtornos e visando ao bem-estar da população local, as comunidades próximas à linha férrea podem contribuir com informações sobre os ataques nos canais oficiais do Estado (190 e 181) e nos canais da concessionária (0800 701 2255) ambos de forma anônima”, afirmou a Rumo.
A empresa ressaltou em nota que segue colaborando com os órgãos de Segurança Pública em ações preventivas e repressivas, com o objetivo de coibir crimes e responsabilizar os autores. Reiterou também o seu compromisso com a segurança e colaboração com as autoridades na investigação dos atos de vandalismo.
Relembre os outros incêndios
O primeiro incêndio aconteceu na noite de 21 de outubro, por volta das 19h15, no mesmo trecho, nas proximidades da estrada do Paratinga.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência e mobilizou onze bombeiros e quatro viaturas para o local. Para otimizar a atuação das equipes de emergência, a composição foi conduzida até o pátio do Perequê, local que oferecia mais estrutura e menor risco à comunidade.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
As equipes compareceram ao local e extinguiram o fogo que deixou os dois vagões danificados. O trabalho de rescaldo do vagão incendiado foi concluído por volta das 00h40 do dia 22 de outubro.
Em nota, a Rumo Logística lamentou e repudiou a ação criminosa ocorrida. A empresa afirmou que realizou o levantamento detalhado de todas as informações relacionadas ao ato criminoso.
A concessionária também reiterou o compromisso com a segurança e informou que está colaborando integralmente com as autoridades policiais responsáveis pela investigação para que os criminosos sejam identificados e punidos.
O segundo caso aconteceu na madrugada de 23 de outubro, por volta das 04h40 da manhã, em Cubatão.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para atender à ocorrência e deslocou seis bombeiros e três viaturas para comparecer ao local.
Segundo a guarnição, o trem foi manobrado para um local seguro para que o fogo fosse extinto. Neste novo caso, apenas um vagão com celulose foi atingido.
Além do trabalho dos bombeiros, a ação também contou com apoio logístico da Rumo Logística, que incluiu dois caminhões-pipa e retroescavadeira.
O terceiro incêndio aconteceu na noite de sexta-feira, 24 de outubro, no bairro do Perequê, em Cubatão.
O trem trafegava pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na altura do número 1, quando foi incendiado. Ainda não se sabe a dinâmica e o motivo dos incêndios.



