Pequenos insetos voadores infestam praias do litoral paulista

Lacerdas 'invadiram' as praias da região

Nas últimas semanas, as praias da região estão sofrendo com a presença de uma ‘praga’. As lacerdinhas, ou tripes (Gynaikothrips sp), são pequenos insetos voadores que, ao picarem a pele humana, podem causar coceira e irritação e, em contato com os olhos, podem causar ardência.

O clima da região nos últimos dias foi o principal motivo do aparecimento desses insetos pois , com o calor e chuva, as praias se tornaram um ambiente propício para a proliferação desenfreada das lacerdinhas.

O portal THMais entrou em contato com as prefeituras das cidades afetadas.

De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, a Divisão de Saúde Ambiental constatou que a presença desses insetos é em decorrência do aparecimento do corpo da baleia que encalhou recentemente na orla do bairro Guilhermina. Junto com a Secretaria de Serviços Urbanos, o setor providencia a limpeza e secagem necessária do trecho

A Prefeitura de São Vicente informou, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), *que a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) esteve na praia no último sábado (20) para coletar amostras da espécie para análise mas, por causa das fortes chuvas, não foi possível. Uma nova tentativa ocorrerá nesta segunda-feira (22) para identificação e avaliação do caso.

Já a Prefeitura de Santos informou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está averiguando a presença de insetos nas praias no último sábado (20) e que, nos próximos dias, a Coordenadoria de Controle de Zoonoses fará uma inspeção em toda a orla para tomar providências.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS