Um levantamento feito pela Genial/Quaest, divulgado nesta quinta-feira, 8, mostra que a torcida da maioria das pessoas é para que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça um bom governo.
Segundo os números, 93% dos brasileiros desejam que Lula se saia bem em seu terceiro mandato como presidente. Uma minoria, de 5%, fará torcida contra. E 1% não soube responder.
Chega a 41% os que afirmam que o petista está se saindo melhor do que o esperado nas preparações do novo governo. Entre os eleitores de Bolsonaro, 14% admitem que Lula está indo bem. Para 24%, o governo de transição de Lula está abaixo das expectativas. Os que acham que não está sendo nem melhor nem pior do que esperado somam 14%; e 21% não souberam opinar.
Na economia, 24% dizem que a prioridade deve ser investir em políticas para gerar emprego; 23% consideram como prioridade o controle da inflação; e 18% citam a diminuição de impostos e 9%, a facilitação de crédito para pequenas e médias empresas
Em relação à demora na divulgação dos nomes para os ministérios, 36% dizem que é um “grande problema” e 16%, um “pequeno”. Mas 42% não acham que essa demora seja relevante.
Quase metade (47%) acha que o presidente eleito terá mais conflitos com o Congresso, o que, se realmente ocorrer, pressupõe mais dificuldades com a governabilidade.
Para 46% dos entrevistados, Lula terá menos embates com o STF, instituição que foi atacada por Bolsonaro nos últimos quatro anos.
Quando o assunto é corrupção, 34% acham que no governo Lula a corrupção tende a aumentar, enquanto 30% acham que ela tende a diminuir. Há outros 28% que acham que vai continuar tudo igual, para o bem e para o mal.
A pesquisa, que tem nível de confiança de 95%, mostra, ainda, um otimismo dos brasileiros com relação à melhora da imagem do Brasil no exterior. Somam 43% os que têm essa expectativa. Outros 29% acham que a imagem do país vai piorar e 19% dizem que ficará igual.