A mais recente pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira, 3, mostra que, na corrida ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria todos os candidatos em um eventual segundo turno em 2022. As intenções de voto no petista variam entre 41% e 42%.
Jair Bolsonaro, por sua vez, tem 25% e 28% nos dois cenários pesquisados para o primeiro turno e, no segundo turno, perderia para todos os candidatos indicados pelo instituto no levantamento, no qual foram incluídos também Ciro Gomes, João Doria, Luiz Henrique Mandetta, Rodrigo Pacheco, Eduardo Leite, Simone Tebet, Sérgio Moro, Datena e Alessandro Vieira.
Para o segundo turno, a pesquisa mediu as intenções de Lula em cinco cenários distintos. São eles: Lula (50%) x Bolsonaro (32%); Lula (49%) x Ciro (29%); Lula (52%) x Moro (34%); Lula (51%) x Doria (23%); e Lula (50%) x Leite (22%).
A pesquisa apurou que 19% dos entrevistados se disseram de esquerda, mesmo percentual registrado em junho deste ano, e 5% de centro-esquerda (7% em junho). Outros 29% responderam ser de direita (27% em junho), e 6% de centro-direita, um ponto a menos que em junho.
Outro destaque da pesquisa é que o medo do coronavírus está diminuindo. Dos entrevistados, o total daqueles que perderam o medo subiu de 30% para 35%, enquanto aqueles que estão com um pouco de medo se mantiveram em 41%. Entre aqueles com muito medo, o porcentual caiu de 28% para 23%.
A pesquisa foi realizada entre 25 e 28 de outubro, com MIL eleitores de todas as regiões do país, com idade a partir de 16 anos. A margem de erro é de no máximo 3, 2 pontos percentuais para mais ou para menos.