Uma mulher de 31 anos foi identificada e detida pela Polícia Civil de Araçatuba (SP) na manhã desta quarta-feira (12), suspeita de aplicar golpes do “falso comprovante Pix” em estabelecimentos comerciais da cidade e da região.
O prejuízo total ainda está sendo levantado, mas apenas uma loja de cosméticos teve um prejuízo estimado em R$ 19 mil. Parte dos produtos adquiridos ilegalmente foi recuperada.
Após confessar o crime, a investigada foi liberada após prestar depoimento, e o inquérito segue em andamento.
Modus operandi e investigação
A investigação, conduzida pela Delegacia de Crimes Virtuais e Estelionato, liderada pelo delegado Flávio Barbieri Brassioli, começou após denúncia de uma das vítimas.
A mulher realizava pedidos de mercadorias e apresentava comprovantes Pix falsificados. Sem conferir se o dinheiro realmente havia sido depositado, funcionários liberavam a entrega dos produtos.
As mercadorias eram enviadas para diferentes endereços, incluindo a residência da investigada e a casa de uma tia.
Mandados e apreensões
Com a comprovação da fraude, a polícia solicitou mandados de busca e apreensão para três endereços ligados à suspeita. Durante a operação, foram apreendidos:
- Cosméticos, secadores, chapinhas e roupas adquiridos com os falsos pagamentos;
- Dois celulares da investigada, que serão periciados.
A Polícia Civil não descarta a participação de outras pessoas no esquema, já que há indícios de um golpe estruturado, explorando a inexperiência de funcionários para realizar as fraudes.
4o