A Polícia Militar de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (8) as inscrições para o concurso que oferece 2,2 mil vagas de soldado. O cargo tem remuneração inicial de R$ 5.055,53, valor que pode atrair jovens em busca de estabilidade no serviço público.
Para participar, os candidatos devem ter ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, além de estarem em dia com as obrigações eleitorais e militares. Também há exigência de altura mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens.
As inscrições seguem abertas até 23 de outubro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quarta-feira (3), prevê que as provas possam ser realizadas em 37 cidades paulistas, além do Distrito Federal e estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul.
O processo seletivo inclui etapas como exame de conhecimentos, avaliação psicológica, teste físico, análise de conduta social e de idoneidade, além da entrega de documentos. A convocação dos candidatos será divulgada no DOE e no portal da Vunesp, com recomendações para que os inscritos acompanhem as atualizações entre 17 e 25 de novembro.
Os aprovados atuarão em policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, mas só ingressam efetivamente na função após a conclusão do curso superior de técnico de polícia, realizado na Escola Superior de Soldados.
Desde 2023, o governo paulista já abriu 14,4 mil vagas para a PM, em uma estratégia de reforço ao efetivo. Atualmente, a corporação conta com 3,5 mil soldados de 2ª classe, 645 alunos-oficiais em formação e mais de 7,3 mil policiais recentemente formados, incluindo 101 tenentes da área de saúde.



