A apuração dos votos do primeiro turno das eleições terminou nesta terça-feira, com 100 % das urnas totalizadas.
A conclusão aconteceu mais de 41 horas após o horário previsto pro fim da votação. Houve seções em que eleitores seguiram na fila para votar até a noite de domingo, ainda que a previsão de fechamento das urnas fosse até às cinco horas da tarde.
Por causa de filas, às nove horas da noite, algumas pessoas ainda votavam em Duque de Caxias, Búzios, Belford Roxo e na capital do Rio de Janeiro. Amazonas foi o último estado a concluir a apuração dos votos. O atraso ocorreu devido à uma única urna que teve de ser substituída por cédulas de papel. O caso aconteceu em uma comunidade ribeirinha em Coari, no interior do estado.
O resultado da disputa presidencial, com Lula e Bolsonaro no segundo turno, tinha sido divulgado ainda no domingo, por volta das nove e meia da noite, quando 96,93% das urnas já tinham sido apuradas.
Àquela altura, o ex-presidente petista havia alcançado 47,85% dos votos válidos, e o atual presidente da República, candidato à reeleição, 43,7%.
Hoje, com 100 % das urnas apuradas, os votos pra Lula haviam chegado a 57.259.504, ou 48,43% dos votos válidos, e os que votaram no Bolsonaro somavam 51.072.345, ou 43,20% do total de votos válidos. Os dois irão disputar o segundo turno no próximo dia 30.