Inflação sobe 0,53% em janeiro, primeiro mês de mandato do governo Lula

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, da Casa Civil, Rui Costa, da Educação, Camilo Santana, da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com reitores das universidades federais e institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a medição do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do Brasil teve alta de 0,53% em janeiro, o primeiro mês do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dados foram publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã desta quinta-feira (9).

Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam inflação de 0,56% no mês passado, após a alta de 0,62% registrada em dezembro.

O IPCA acumulou um avanço de 5,77% até janeiro, conforme o IBGE, em 12 meses. Nesse período, a variação era de 5,79% até a divulgação anterior.

O número do índice acumulado está acima da meta de inflação perseguida pelo Banco Central para 2023. O centro da medida de referência é de 3,25% neste ano. O intervalo de tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais (4,75%) ou para menos (1,75%).

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS