No último dia 17, durante a inauguração da nova sede da rádio Novabrasil FM em Brasília, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Martins Filho concedeu uma entrevista exclusiva à nossa repórter e apresentadora Hariane Bittencourt.
Na entrevista, o ministro demonstrou, por exemplo, preocupação de que a reforma trabalhista, aprovada no governo de Michel Temer com o apoio dele, seja revogada.
Ele destacou, no entanto, o fato de o Congresso eleito para a próxima legislatura ser mais conservador do que o atual, levando-o a crer que poderá haver o que o ministro chamou de “equilíbrio”.
Ives Gandra Martins Filho também falou do seu temor quanto ao retorno da contribuição sindical obrigatória, que ele considera que vá ser o principal “cavalo de batalha” do novo governo Lula na área trabalhista.
Por fim, o ministro disse que, no início do próximo ano, após Lula assumir o Palácio do Planalto, haverá uma “autocontenção do Judiciário” e será um “tempo de diálogo”.
No último sábado, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, disse que a volta do chamado “imposto sindical” e a revisão nas regras que deram mais peso para as negociações coletivas não são pontos da reforma trabalhista que devem ser revistos.
“Não tem nenhuma reforma a ser desfeita. A reforma trabalhista é importante. Não vai voltar imposto sindical”, afirmou Alckmin, durante participação no Fórum Esfera Brasil, no Guarujá (SP). A conferir.
Assista clicando abaixo à íntegra da coluna Conexão Brasília que foi ao ar em 29 de novembro no Nova Manhã, para os ouvintes da Novabrasil FM em todo o país (a coluna vai ao ar às 7h, de segunda a sexta):