O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva vai divulgar agora de manhã, em Brasília, os primeiros nomes de ministros de seu governo. Alguns dos nomes mais cotados são: Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda; Flávio Dino, na Justiça; José Múcio, na Defesa; Mauro Vieira, no Itamaraty; Rui Costa, na Casa Civil, e Margareth Menezes, na Cultura.
Lula também deve divulgar hoje os comandantes das Forças Armadas. Os nomes foram escolhidos em conversa com o futuro ministro da Defesa, José Múcio, e vão seguir o critério de antiguidade. O comandante do Exército será o general Júlio César Arruda. O brigadeiro Marcelo Damasceno vai comandar a Força Aérea. Na Marinha, Lula optou por indicar o almirante Marcos Olsen. Ele era o segundo na lista de antiguidade. O mais antigo, almirante Aguiar Freire, será o próximo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Favorito para assumir o Ministério da Fazenda no governo do presidente Lula, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad se reuniu ontem com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. O ex-prefeito disse que foi ao ministério na condição de interlocutor do grupo de economia da transição. Já Paulo Guedes afirmou que conversou com Haddad e a equipe de transição sobre a necessidade de aprimorar o teto de gastos.