SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, negou à reportagem a possibilidade de apadrinhar a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, na mira de uma possível troca na Esplanada.
Daniela é filiada ao União Brasil, mas aguarda a janela partidária para se filiar ao Republicanos. Sem a chancela da legenda de origem, há expectativa na Câmara de que ela seja trocada por um deputado com mais trânsito na bancada.
Como a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, revelou, o substituto mais provável é Celso Sabino (União-PA), próximo do presidente da sigla, Luciano Bivar, do líder Elmar Nascimento (BA) e do presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL).
Com essa pressão, o Planalto sinalizou que poderia mantê-la caso o Republicanos topasse apadrinhá-la e, assim, integrar a base de apoio de Lula (PT).
“Não teremos ministérios”, garantiu Pereira.
O dirigente tem feito um esforço para manter o partido no espectro da direita. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é tido com um candidato em potencial para a Presidência em 2026, caso seja confirmada a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
FÁBIO ZANINI / Folhapress