SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Tribunal de Contas do Município realizará nas próximas semanas uma auditoria nos 22 cemitérios concedidos à iniciativa privada pela Prefeitura de São Paulo. A data exata ainda será definida.
Setenta auditores farão vistorias nos cemitérios e apresentarão um balanço no mesmo dia. A iniciativa privada assumiu os cemitérios no início de março, e as concessões têm prazo de 25 anos.
Na auditoria, eles deverão identificar se os compromissos dos contratos de concessão têm sido cumpridos adequadamente em critérios como preservação, limpeza e requalificação dos locais.
No começo do mês, o TCM inspecionou dois cemitérios e visitou outros dois. Nessas ações, os auditores apontaram problemas como jazigos abertos e vandalizados, lixo e entulho espalhados, falta de delimitação com comunidades vizinhas, falta de acessibilidade, entre outros.
Reportagem da Folha mostrou que após a concessão os preços de serviços funerários subiram mais de 400% para quem não tem direito a gratuidade.
GUILHERME SETO / Folhapress