Preço do litro da gasolina no Brasil está 15% acima da média mundial

O preço do litro da gasolina no Brasil está cerca de 15% acima da média praticada em 170 países. Os dados são de um levantamento feito pela consultoria Global Petrol Prices.

Na data de coleta de valores junto à Agência Nacional de Petróleo, na primeira quinzena de abril, o litro do combustível nos postos brasileiros custava 7 reais e 19 centavos. A média mundial está em 6 reais e 92 centavos.

 

(foto: Agência Brasil)

Entre os fatores que explicam a mudança de patamar dos preços no país estão a valorização do real neste ano e o mega reajuste anunciado pela Petrobras no início de março, após a invasão da Ucrânia pela Rússia ajudar a elevar o preço do petróleo.

O levantamento compara os preços locais, em geral informados por órgãos governamentais, convertidos em dólar. Os valores foram posteriormente transformados em reais.

O Brasil está entre os dez maiores produtores de petróleo, mas a capacidade de refino não atende à demanda nacional, levando à necessidade de importação de até 20% do consumo local.

Botijão – O botijão de gás de 13 quilos já chega a custar 160 reais no país, mostram os dados da pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo. O maior preço foi encontrado no estado do Mato Grosso, enquanto que o menor preço, 78 reais foi encontrado no Maranhão. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 16 deste mês em quase 4 mil postos do Brasil.

 

Da Redação

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS