Prefeitura de Guarujá cobra Governo do Estado por obras paradas

A Prefeitura de Guarujá, enviou um ofício ao Governo do Estado solicitando o andamento das obras da nova sede do 21° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) e a criação da Praça Criativa da cidade. Segundo a Prefeitura, as obras realizadas pelo Estado são alvos cobrança por parte da população.

Devido a dificuldade e a demora das obras, o prefeito de Guarujá, Válter Suman, cobrou o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, solicitando maior atenção às obras administradas pelo Estado. Segundo a prefeitura, a paralisação e o atraso das obras causa diversos transtornos ao município.

Batalhão da PM

A construção da nova sede do 21° BPM-I e a construção da Praça Criativa na Vila Zilda foram anunciadas em março e junho de 2022. Em ambos os casos, a Prefeitura de Guarujá cedeu os terrenos para realização das obras, gerenciadas pelo Governo do Estado.

Na época, a previsão de entrega do Batalhão estava prevista para maio de 2023. O equipamento, localizado na região da Enseada, irá abrigar também o efetivo da 5° Companhia da Força Tática e da Operação Verão, que anualmente reforçam a cidade durante a temporada.

Mas as obras foram paralisadas após a empresa contratada não cumprir com as obrigações e abandonar o serviço. A obra não atingiu 10% de sua execução dentro do prazo acordado. A retomada dos trabalhos deve acontecer no primeiro semestre de 2024, após a segunda colocada na licitação assumir a construção da nova sede.

Após a finalização, o novo Batalhão deverá ocupar uma área de 3.630 m², com três andares de pavimentos capazes de abrigar 700 agentes. O investimento para realização da obra é de mais de de mais de R$ 24,7 milhões.

Praça da Cidadania

Já a construção da futura Praça da Cidadania de Guarujá, localizada na Vila Zilda, está prevista ainda para o 2° semestre de 2023. O espaço contará com áreas para o esporte, lazer e convivência comunitária, além de uma Escola de Qualificação Profissional.

A unidade contemplará uma Escola de Qualificação Profissional, com quatro salas de aula e duas multiuso, quadra de futebol society, quadra poliesportiva, pista de skate, academia ao ar livre, pista de caminhada, área de jogos, arena, redário, pergolado, parquinho, jardim de chuva e horta comunitária.

Após a inauguração, a gestão da área estará a cargo da administração municipal. Já o Fundo Social do Estado, responsável pela implantação do projeto, ficará responsável pelo edifício que abrigará a Escola de Qualificação. O investimento na obra foi de R$5,3 milhões.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS