O avião da FAB, que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou na Base Aérea Brasília pouco depois das quatro da madrugada de hoje. A aeronave militar KC-30 deixou Tel Aviv ontem com 211 passageiros.
O voo durou 14 horas. Uma mulher carregando a bandeira do Brasil foi a primeira a descer, sendo recebida pelo ministro da Defesa José Múcio e demais autoridades.
Após os procedimentos na Alfândega, os repatriados com destino final em Brasília foram liberados para encontrar os familiares. Os demais serão transportados até seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul para as viagens dentro do país.
A segunda aeronave da FAB que vai retirar brasileiros de Israel saiu ontem do Brasil e deve chegar a Israel por volta das 8 da manhã desta quarta-feira, para trazer mais 60 pessoas. A Aeronáutica também preparou um terceiro avião.
Até domingo, serão cinco voos. Segundo o último levantamento do Itamaraty, cerca de 2.100 brasileiros estão na lista de ajuda para deixar a região do conflito. Destes, 26 estão em Gaza, onde a retirada é muito mais complicada. A saída é controlada por barreiras. A rota mais viável é pela fronteira com o Egito. Mas, para isso, o governo egípcio tem que autorizar a passagem.