Há poucos dias da Black Friday, o PROCON emitiu uma lista com os sites que devem ser evitados, principalmente na hora de realizar as compras nesta sexta-feira (29). De acordo com o órgão de defesa do consumidor, mais de mil reclamações já foram registradas em relação à data promocional.
Os endereços listados foram reclamados por clientes e registrados no PROCON, que contatou as empresas mas não obteve resposta.
O órgão informa que os fiscais da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor também iniciaram o monitoramento de mais de 60 produtos de 10 sites de comércio eletrônico, na intenção de verificar eventuais propagandas enganosas. Além de ter equipes percorrendo estabelecimentos para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o PROCON, as reclamações registradas são: Não entrega/demora na entrega (394), produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado (142), pedido cancelado após finalização da compra (128), produto e/ou serviço indisponível (105), e maquiagem de desconto (101).
*Texto de Letícia Silva supervisionado por Gabriela Leite