Desde a semana passada, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP) está oferecendo apoio psicológico gratuito para profissionais de saúde da cidade e municípios vizinhos que estejam com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus ou desenvolveram a COVID-19. O serviço disponibiliza, gratuitamente, até quatro sessões por pessoa, com atendimento remoto. Os profissionais de saúde podem acionar o atendimento por Whatsapp ou e-mail.
Esta ação da SBPRP conta com 38 psicanalistas voluntários que já estão sendo acionados. Segundo Alexandre Martins de Mello, psicanalista, médico e diretor científico da SBPRP, o serviço começou a ser organizado ao chegarem as primeiras notícias sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Vimos as primeiras notícias a respeito das consequências que o estresse estava provocando sobre os profissionais de saúde na Europa e nos dispusemos a colaborar neste momento em que a pandemia avança no Brasil”.
“A sociedade espera que o profissional de saúde cuide dos pacientes vitimados pelo novo coronavírus, mas ele precisa ser cuidado também. A eminência da contaminação pelo novo vírus é um fator de ansiedade e estresse para toda a sociedade e, em especial, para esse exército de profissionais sobre os quais recai grande responsabilidade nesta pandemia”, alerta Yussif Ali Mere Jr, médico e presidente do SindRibeirão.
O acesso ao serviço da SBPRP pode ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp Business (16) 3623.7585.