O CEO do Portal Cartão de Visita News, apresentador no Grupo Thathi de Comunicação e suas multiplataformas, e Diretor Nacional de Relações Institucionais da Associação Paulista de Imprensa, Zacarias Pagnanelli, entrevistou nos EUA o Dr. David Everson Uip, um dos mais renomados profissionais da área da saúde no mundo e que será responsável pela área da Rede D’Or, do Hospital São Luiz, presente em todo o Brasil e que detém mais de 73 hospitais e 50 clínicas oncológicas.
Zacarias Pagnanelli e Dr. David Everson Uip |
Natural de São Paulo em 16 de abril de 1952, filho de David Uip e Natália Atti Uip. Dr. David Everson Uip emergiu como uma figura proeminente e respeitada na comunidade médica brasileira, consolidando seu lugar como um dos mais renomados médicos do país. Seu notável percurso e contribuições significativas para a medicina tornam-no um líder exemplar e uma referência respeitável na área da saúde. Com uma carreira dedicada ao avanço da medicina, o Dr. Uip conquistou o respeito de seus colegas e pacientes devido à sua expertise, ética profissional e comprometimento com o bem-estar da sociedade. Sua atuação abrange áreas diversas, desde pesquisas inovadoras até a implementação de práticas clínicas avançadas.
Além de sua excelência técnica, o Dr. David Everson Uip é reconhecido por sua participação ativa em iniciativas que visam melhorar a saúde pública. Seu envolvimento em projetos de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças demonstra não apenas sua competência médica, mas também sua preocupação genuína com o acesso equitativo à saúde para todos.
Dr. David Everson Uip |
Ao longo de sua carreira, o Dr. Uip acumulou uma lista impressionante de realizações e conquistas, sendo frequentemente reconhecido por sua dedicação ao avanço da medicina no Brasil. Seu legado perdura como inspiração para as gerações futuras de profissionais de saúde, deixando um impacto duradouro no cenário médico do país.
Em resumo, o Dr. David Everson Uip personifica a excelência na medicina brasileira, destacando-se como um líder visionário e humanitário que contribuiu significativamente para o progresso e aprimoramento do sistema de saúde no Brasil.
Bastidores da gravação |
Trajetória:
Formação Escolar Pré-Universitária
Primário
- “Colégio São Francisco Xavier”, no período de 1958 a 1961.
Curso de Admissão ao Ginásio
- Curso particular, 1962.
Ginásio
- “Instituto de Educação Alexandre de Gusmão”, no período de 1963 a 1966.
Científico
- “Instituto de Educação Alexandre de Gusmão”, no período de 1967 a 1969.
Curso de Admissão a Faculdade
- Curso Objetivo, 1969.
Formação Universitária
Curso Médico
- “Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC”, no período de 1970 a 1975. Sendo o Diploma registrado sob nº 220866 no Livro M-4, folha 246, processo nº 5771/76, em 12 de março de 1976.
Educação Pós-Graduada
Residência Médica
Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no período de 1 de março de 1976 a 28 de fevereiro de 1978.
Títulos
Mestre em Medicina – Área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
- Mestrado pelo Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo, mediante defesa da tese: “Diagnóstico Precoce da Leptospirose por Biópsia do Músculo da Panturrilha, em 1989.
Aprovado com nota dez.
Doutor em Medicina – Área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias
- Doutor pelo Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade de São Paulo, mediante defesa da tese: “Infecções em 100 Pacientes Submetidos a Transplante Cardíaco”, em 16 de abril de 1993. Aprovado com nota dez e louvor com distinção.
Professor Livre Docente – Área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias
- Título conferido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mediante defesa da tese “Toxoplasmose em pacientes submetidos a transplante cardíaco”, no período de 2 a 4 de dezembro de 1996. “Nota 9,72”
Professor Titular – Disciplina de Infectologia
- Título conferido pela Faculdade de Medicina do ABC, mediante concurso realizado junto ao Departamento de Clínica Médica – Disciplina Medicina de Urgência, agosto de 2001.
Atuação Profissional
- Diretor Presidente da Fundação Zerbini, de 05 de março de 2007 a 04 de março de 2008.
- Diretor Executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, de 12 de março de 2003 a 12 de março de 2008.
- Diretor da Casa da Aids – HC – FMUSP, de 1994 a março de 2003.
- Diretor do núcleo da Saúde FMU – 2000 a 2002
- Coordenador do Programa de Cooperação Brasil-Angola na Luta contra Aids e Endemias, a partir de dezembro de 2002.
- Ex assessor especial do Governo – governador Mário Covas – Diário Oficial do Estado de São Paulo, 5 de julho 2000.
- Diretor Técnico de Departamento do Instituto de Infectologia Emilio Ribas, de fevereiro de 2009 a agosto 2013.
- Secretário de Estado da Saúde, de setembro de 2013 a abril 2018.
- Diretor Geral da Faculdade de Medicina do ABC, de janeiro de 2018 a novembro de 2018.
- Reitor do Centro Universitário FMABC, de novembro de 2018 até a presente data.
- Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa, do Estado de São Paulo – FAPESP, 2022.
- Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, 2022.
- Coordenador e Membro do Comitê do Centro Contingência de Coronavírus em São Paulo, de 2020 a 2022.
- Membro do Conselho Curador da Fundação Butantan, de 2018 a 2022.
- Ex Assessor Especial do Governo – Governador Mário Covas, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, 2000.
Bastidores do programa:
O Desembargador Dr. Irineu Fava, da 17ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, acompanhou a entrevista pessoalmente para prestigiar os colegas:
Dr. David Everson Uip, Zacarias Pagnanelli e Desembargador Dr. Irineu Fava |
_________________________