O PSB deve confirmar hoje oficialmente o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva na disputa pela Presidência da República. Não há previsão de que Lula participe do evento, que terá as presenças dos presidentes do PSB, Carlos Siqueira, e do PT, Gleisi Hoffmann.
Os principais articuladores da aliança foram o ex-prefeito Fernando Haddad e o ex-governador Márcio França, que deverão ser adversários na disputa pelo governo de São Paulo. Geraldo Alckmin, que foi um dos fundadores do PSDB, deixou o partido após divergências com o ex-governador João Doria.
Ao longo da carreira, Alckmin sempre foi adversário do PT. Na eleição presidencial de 2006, perdeu a disputa para Lula. na cerimônia que marcou sua filiação ao PSB, o ex-tucano disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é hoje ‘aquele que melhor reflete o sentimento de esperança do povo brasileiro’. Na última terça-feira, Lula disse em mensagem nas redes sociais que ele e Alckmin mudaram ao longo dos anos, que sempre foram adversários, mas nunca inimigos numa época em que existia no Brasil debate civilizado sobre programas de governo.