“O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2026, vem se destacando em listas de apostas e indicações para a temporada de premiações. O Globo de Ouro, por sua vez, incluiu o filme nas categorias de melhor filme em língua não inglesa, melhor ator e melhor filme de drama, marco inédito para o país.
Já o Critics Choice Awards contemplou a produção brasileira com indicações às categorias de melhor filme internacional e melhor ator pelo papel de Wagner Moura.
Diante desse cenário, muitos estão ansiosos para o anúncio dos indicados ao Oscar do ano que vem, que serão conhecidos em 22 de janeiro. Mas, se “Ainda Estou Aqui” conquistou o primeiro Oscar em melhor filme internacional da história do Brasil, a jornada de “O Agente Secreto” pode não ter o mesmo desfecho.
Se o principal concorrente do longa de Walter Salles, o musical francês “Emilia Pérez”, chegou ao Oscar deste ano prejudicado por controvérsias envolvendo declarações da atriz Karla Sofía Gascón e debates sobre a abordagem de sua protagonista trans e da população mexicana, os grandes rivais de “O Agente Secreto” dificilmente terão de lidar com dificuldades parecidas.
O principal deles, “Foi Apenas um Acidente”, é um drama que se inspira em experiências pessoais que o diretor, o iraniano Jafar Panahi, viveu enquanto preso político. Premiado com a mais recente Palma de Ouro no Festival de Cannes, na França, a trama acompanha um homem que resolve sequestrar quem acredita ser o seu antigo torturador. Ao decidir executar o suposto algoz, porém, ele passa a duvidar da identidade do sequestrado.
Recentemente, Panahi, que não está no Irã, foi condenado a mais um ano de prisão por “propagandas contra o regime político”, o que deve dar a ele ainda mais fôlego nas corridas pelo Oscar.
Já o segundo filme mais cotado à categoria de melhor filme internacional, “Valor Sentimental”, saiu de Cannes com o grande prêmio do júri e acompanha a relação conturbada entre dois artistas, um pai e sua filha, num drama bastante próximo aos que costumam agradar à Academia.
São narrativas que batem de frente com o conto dirigido por Mendonça Filho. Na trama, Marcelo, papel de Wagner Moura, é um professor que tenta fugir do país durante ditadura militar.
Com o anúncio dos pré-indicados à categoria de melhor filme internacional no Oscar, entretanto, vários outros filmes, divididos entre diversas questões sociais e debates que dizem respeito aos conflitos na Faixa de Gaza, por exemplo, se apresentam como possíveis concorrentes de “O Agente Secreto”.
Veja todos os pré-indicados ao Oscar de melhor filme internacional e que concorrem com o candidato brasileiro.
FOI APENAS UM ACIDENTE (FRANÇA)
- Onde ver: Em cartaz nos cinemas
- O filme do iraniano Jafar Panahi se inspira na vida pessoal do cineasta e conta a história de um homem que sequestra aquele que acredita ter sido o seu torturador, na prisão, anos antes. Ao decidir executar o suposto algoz, entretanto, ele começa a duvidar da identidade do sequestrado e decide pedir ajuda a outras vítimas.
- Apesar da nacionalidade de Panahi, o filme é uma produção francesa e foi inscrito no prêmio pela França, uma vez que o governo do Irã não apoia as produções e a postura crítica do cineasta.
VALOR SENTIMENTAL (NORUEGA)
- Onde ver: Estreia em 25 de dezembro nos cinemas
- No longa do dinamarquês Joachim Trier, as irmãs Nora e Agnes tentam se reconectar com o pai, Gustav, que sumiu de suas vidas. Como diretor renomado, ele retorna e oferece a Nora um papel no filme que acredita que pode recuperar a sua carreira. Quando ela recusa a proposta, Gustav decide dar a vaga para uma jovem estrela de Hollywood.
SIRÂT (ESPANHA)
- Onde ver: Estreia em 26 de fevereiro nos cinemas
- Dirigido por OIiver Laxe, “Sirât” segue a jornada de um homem e seu filho por entre jovens enlouquecidos de uma rave no deserto do Marrocos. A dupla tenta encontrar a filha e irmã mais velha, desaparecida há alguns meses. O filme usa esse cenário para debater a humanidade e o estado de migração.
A ÚNICA SAÍDA (COREIA DO SUL)
- Onde ver: Estreia em 22 de janeiro nos cinemas
- O filme de Park Chan-Wook usa a comédia para debater as competições impostas pelo capitalismo no mundo do trabalho. Na trama, um homem que trabalha em uma grande empresa é demitido e decide matar os seus concorrentes uma vez que se inscreve no processo seletivo para uma nova vaga.
O SOM DA QUEDA (ALEMANHA)
- Onde ver: Sem data de estreia nos cinemas
- Ao acompanhar três gerações diferentes de uma mesma família, o filme segue perspectivas de diferentes mulheres e constrói uma atmosfera de terror e opressão ao investigar a condição feminina pela história.
THE PRESIDENT’S CAKE (IRAQUE)
- Onde ver: Sem data de estreia nos cinemas
- No longa iraquiano, uma menina de nove anos precisa produzir um bolo em homenagem ao presidente do Iraque. Ela parte em uma jornada para reunir os ingredientes necessários. O filme premiado na última Mostra Internacional de Cinema de São Paulo debate o autoritarismo pela perspectiva de uma criança.
PALESTINA 36 (PALESTINA)
- Onde ver: Sem data de estreia nos cinemas
- Ambientado em 1936, o longa retrata a insurgência da população palestina contra a invasão de vilarejos pelo domínio colonial britânico. O aumento do número de judeus imigrantes e do antissemitismo na Europa se choca com a mobilização mais intensa dos palestinos dentro de 30 anos de colonialismo e é o foco desse filme que retrata um momento que foi decisivo para o Império Britânico e a região.
A GAROTA CANHOTA (TAIWAN)
- Onde ver: Disponível na Netflix
- O longa marca a primeira direção solo de Shih-Ching Tsou e acompanha a história de uma mulher que se muda para Taipé com as suas duas filhas. Ela tenta abrir uma barraca noturna mas se vê ameaçada por segredos e tradições que ameaçam colocar em riso sua jornada de recomeço.
A VOZ DE HIND RAJAB (TUNISIA)
- Onde ver: Sem data de estreia nos cinemas
- Premiado com o Grande Prêmio do Júri em Veneza, o filme acompanha a história real de Hind Rajab, criança palestina de seis anos que foi morta em um fogo cruzado, na Faixa de Gaza. O longa dramatiza as tentativas de voluntários da Cruz Vermelha, durante uma chamada telefônica, de resgatar a menina.
KOKUHU (JAPÃO)
- Onde ver: Sem data de estreia nos cinemas
- Ambientado em Nagasaki em 1964, o filme acompanha a história de um jovem que perde o pai, o líder de uma gangue da yakuza, a conhecida máfia japonesa. Ele é acolhido por um ator de famoso e, em meio a uma série de tensões, decide dedicar a sua vida ao teatro.
BELÉN: UMA HISTÓRIA DE INJUSTIÇA (ARGENTINA)
- Onde ver: Disponível no Prime Video
- O filme dirigido e estrelado por Dolores Fonzi conta a história real de Julieta, jovem que é injustamente acusada de infanticídio após uma emergência médica que acontece em uma região conservadora da Argentina. O longa debate os direitos reprodutivos pela perspectiva da advogada Soledad Deza.
HOMEBOUND (ÍNDIA)
- Onde ver: Disponível na Netflix
- O longa acompanha a história de dois amigos de uma aldeia ao norte da Índia que decidem alcançar a dignidade ao buscar empregos como policiais. No processo, a dupla é tomada pelo desespero.
TUDO QUE RESTA DE VOCÊ (JORDÂNIA)
- Onde ver: Sem data de estreia nos cinemas
- O filme segue diferentes gerações de uma família palestina e aborda a ideia de trauma intergeracional e a resistência na Faixa de Gaza, indo desde 1948 até os protestos que tomaram a região da Cisjordânia.
NA LINHA DA FRENTE (SUÍÇA)
- Onde ver: Sem data de estreia nos cinemas
- O longa de Petra Volpe é um retrato do dia a dia exaustivo de uma enfermeira que trabalha na ala hospitalar de uma instituição de saúde precária. Ao investigar a carência de recursos e os dilemas éticos que surgem dessas condições, o filme aborda a infraestrutura do sistema de saúde.



