RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Brasileirão 2025: veja os rebaixados e quem vai para a Libertadores e para a Sul-Americana

Além do Flamengo campeão, outras seis equipes fecharam o ano com razões para sorrir, garantindo presença na próxima edição da Libertadores

O vice-campeão Palmeiras ajuda a rebaixar o Ceará | Foto: Iago Ferreira/Photo Premium/Folhapress
O vice-campeão Palmeiras ajuda a rebaixar o Ceará | Foto: Iago Ferreira/Photo Premium/Folhapress

O Brasileirão se despediu neste domingo com o Flamengo levantando a taça antes mesmo da última rodada. Mas a festa não ficou restrita à Gávea: outras seis equipes também fecharam o ano com razões para sorrir, garantindo presença na próxima edição da Libertadores. E o cenário pode ficar ainda mais generoso. Se a Copa do Brasil terminar nas mãos do Cruzeiro ou do Fluminense, o famoso “G-7” vira “G-8”, abrindo mais um caminho rumo ao torneio continental.

As semifinais da Copa do Brasil, que colocarão frente a frente Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense, começam já nesta semana, entre quarta e quinta-feira. As decisões, por sua vez, estão marcadas para 17 e 21 de dezembro.

Classificados para a Libertadores 2026

  • 1º – Flamengo (campeão)
  • 2º – Palmeiras
  • 3º – Cruzeiro
  • 4º – Mirassol
  • 5º – Fluminense
  • 6º – Botafogo (pré-Libertadores)
  • 7º – Bahia (pré-Libertadores)

O São Paulo, oitavo colocado, torce para uma vitória de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil para também carimbar vaga na pré-Libertadores.

Classificados para a Sul-Americana 2026

  • 8º – São Paulo
  • 9º – Grêmio
  • 10º – Bragantino
  • 11º – Atlético-MG
  • 12º – Santos
  • 13º – Corinthians
  • 14º – Vasco*

Mesmo em 14º, o Vasco tem presença garantida ao menos na Sul-Americana, independentemente do desfecho da Copa do Brasil.

Rebaixados para a Série B 2026

  • 17º) Ceará
  • 18º) Fortaleza
  • 19º) Juventude
  • 20º) Sport

Apenas Vitória (15º) e Internacional (16º) terminaram o Brasileirão no “nem nem”. Não foram rebaixados, mas também ficaram sem vaga em uma competição continental em 2026.

A última rodada

Mesmo com um time alternativo e sem maiores objetivos no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras venceu por 3 a 1, em plena Arena Castelão, e rebaixou o Ceará para a Série B. O time da casa saiu na frente e tinha situação relativamente tranquila na tabela, mas levou a virada e entrou na zona de rebaixamento justamente na última rodada do Brasileirão. Pedro Raul abriu o placar para o Ceará, mas Facundo Torres, Sosa e Flaco López garantiram a virada do Palmeiras na Arena Castelão.

Com os triunfos do Internacional e do Vitória, o Ceará caiu para a 17ª colocação, com 38 pontos, e foi rebaixado ao lado do rival Fortaleza, que perdeu para o Botafogo.

O Palmeiras já tinha situação definida no Campeonato Brasileiro. Com o vice-campeonato garantido, o clube paulista, inclusive, entrou em campo com um time alternativo. Nomes como Gustavo Gómez, Murilo e Vitor Roque nem sequer viajaram para Fortaleza. Com o resultado, o Palmeiras terminou o Brasileirão com 76 pontos, três a menos que o campeão Flamengo.

Já o Corinthians se despediu do Campeonato Brasileiro 2025 com um empate diante do Juventude. As equipes empataram por 1 a 1 na tarde deste domingo (7), na Neo Química Arena, em São Paulo. Os gols formam marcados por José Martinez e Negueba.

Os times chegaram à partida sem mais nada a fazer no Campeonato Brasileiro. O Corinthians, que disputa a semifinal da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (10), foi com o time totalmente reserva. Memphis, recuperado de lesão, estava no banco de reservas.

Já rebaixado, o Juventude teve duas mudanças na defesa em relação à rodada anterior. Daniel Peixoto e Bernardo entraram como titulares na zaga nos lugares de Luan Freitas e Marcos Paulo.

O resultado fez com que o Corinthians terminasse o Brasileirão na 13ª posição, com 47 pontos. O time de Dorival Júnior agora concentra as forças na Copa do Brasil. O Corinthians encara o Cruzeiro na quarta-feira, no Mineirão, no primeiro jogo da semifinal. A partida de volta será no domingo (14), na Neo Química Arena.

No Santos, após o apito final que consagrou a permanência do Peixe na Série A do Brasileirão e a vaga na Sul-Americana, Neymar Jr. foi às lágrimas. O jogador, que atuou no sacrifício nas últimas rodadas da competição, celebrou a vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro com uma volta olímpica na Vila Belmiro. O craque abraçou os companheiros, o técnico Vojvoda e foi ovacionado pela torcida.

“Fomos coroados com a Sul-Americana, né? Por tudo o que a gente veio fazendo nesses últimos jogos… Era o que eu esperava do nosso time desde o começo do campeonato. A gente conseguiu jogar o nosso futebol, enfrentamos as melhores equipes e conseguimos somar os pontos. O grupo está de parabéns pelo esforço. O Santos merece muito mais, merece estar no topo sempre. Eu vim para isso, para tentar ajudar o clube da melhor maneira possível”, declarou Neymar, em entrevista à TV Globo.

Já o São Paulo perdeu para o Vitória, que escapou da Série B. Baralhas marcou o gol da permanência, em Salvador. Donos da casa ainda contaram com ‘ajudinhas’ de Palmeiras e Botafogo. O Vitória precisava ganhar a todo custo para sonhar com a permanência. O time parou muitas vezes no goleiro Rafael, mas conseguiu furar a defesa do São Paulo na etapa final.

O time do Morumbis, apesar da derrota, conseguiu confirmar o oitavo lugar, principal objetivo na reta final do ano. Mesmo fora da zona de classificação à pré-Libertadores, o São Paulo ainda sonha com a abertura de um G8 a depender do campeão da Copa do Brasil.

Internacional

O Internacional fez o que precisava, venceu o Bragantino por 3 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro, e contou com resultados necessários na rodada para se salvar do rebaixamento para a Série B.

No Beira-Rio, Mercado, Alan Patrick e Carbonero marcaram os gols que salvaram o time gaúcho. Jhon Jhon reduziu para os visitantes.

A vitória, junto com as derrotas de Fortaleza e Ceará, salva o Inter do rebaixamento. O clube gaúcho fica em 16º, com 44 pontos, contra 43 dos rivais, que fecham o Z4 ao lado de Juventude e Sport.

A derrota tira qualquer chance do Bragantino ir à Libertadores. O time do interior termina o Brasileirão em 10º, com 48 pontos, e não se beneficiará de um possível G8.

Ambas as equipes voltam a campo em 2026. O Internacional estreia no Campeonato Gaúcho contra o Novo Hamburgo, enquanto o Bragantino encara o Noroeste no Campeonato Paulista.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS