O assunto do Jorge Kajuru para fechar a semana é a repatriação do grupo de pessoas – 22 brasileiros e 12 familiares palestinos – que estavam na Faixa de Gaza, o cenário principal da guerra entre o grupo extremista Hamas e Israel.
Elas chegaram ao Brasil no fim da noite de segunda-feira, depois de longa viagem por terra e ar desde a saída pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
Foram recepcionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ato do chefe de Governo com forte carga simbólica: somos um país que não abandona os seus cidadãos. Três dias depois de iniciado o conflito, em 7 de outubro, o Brasil fez o primeiro voo de repatriação.
O que mais deu trabalho – por razões óbvias – foi o que trouxe agora os brasileiros da Faixa de Gaza, região sob bombardeio de Israel desde o ataque terrorista do Hamas.
No total, dez voos aconteceram. Missão organizada pelo Itamaraty – que mais uma vez mostrou a competência de seu corpo diplomático – e concretizada com o decisivo apoio da FAB, a Força Aérea Brasileira. Um trabalho cirúrgico, discreto, preciso, que superou dificuldades logísticas e diplomáticas e alcançou pleno êxito. Sem dúvida, motivo de orgulho para o Brasil.
Confira abaixo: