RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ribeirão Preto realiza ações do Agosto Dourado com foco em redes sustentáveis de apoio à amamentação

Campanha envolve saúde, educação e cultura no incentivo ao aleitamento

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde inicia em agosto uma série de ações voltadas à promoção do aleitamento materno como parte da campanha Agosto Dourado e da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Serão feitos encontros com profissionais, ações educativas em unidades de saúde e creches municipais, além de atividades lúdicas e oficinas durante a Feira Internacional do Livro, na Praça XV de Novembro.

Com o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, a campanha deste ano destaca a importância de toda a população na criação de ambientes que ofereçam apoio constante e adequado para as mulheres amamentarem com segurança e tranquilidade.

“A amamentação não pode ser tratada como uma tarefa solitária da mulher. É um processo que exige suporte contínuo, políticas públicas e uma rede sensível às necessidades da mãe e do bebê”, afirma a enfermeira Lilian Pimenta Nogueira, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno.

A abertura será no dia 6, no 14º Encontro Municipal de Aleitamento Materno. O evento acontecerá no Centro Universitário Barão de Mauá, entre 7h30 e 12h30, e terá debates destinados a profissionais da rede municipal de saúde.

Já nas unidades de saúde, profissionais intensificarão as atividades educativas com gestantes e puérperas, além de já oferecerem orientações individualizadas e apoio no esclarecimento de dificuldades relacionadas à amamentação.

A programação extrapola os limites das unidades de saúde. Entre os dias 15 e 24, a campanha ganha espaço na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, com atividades lúdicas e oficinas de sensibilização na Praça XV.

No dia 23, o Parque Doutor Luís Carlos Raya será palco de um evento com teatro interativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, universidades, maternidades e instituições do Comitê de Aleitamento.

As unidades de educação infantil promoverão atividades especiais envolvendo toda a comunidade escolar. Além das ações educativas, a rede municipal oferece suporte estruturado por meio das mamotecas, que são espaços criados para que as mães possam amamentar com tranquilidade ou armazenar o leite ordenhado.

Agosto dourado

A cor dourada, que nomeia a campanha, simboliza o leite materno como padrão ouro de alimentação na infância. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses e mantido de forma complementar até os dois anos ou mais. Além de seus benefícios nutricionais e imunológicos, a prática é reconhecida como sustentável, por ser uma fonte de alimento natural, renovável e sem impacto ambiental.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS