A Secretaria Municipal de Saúde inicia em agosto uma série de ações voltadas à promoção do aleitamento materno como parte da campanha Agosto Dourado e da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). Serão feitos encontros com profissionais, ações educativas em unidades de saúde e creches municipais, além de atividades lúdicas e oficinas durante a Feira Internacional do Livro, na Praça XV de Novembro.
Com o tema “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”, a campanha deste ano destaca a importância de toda a população na criação de ambientes que ofereçam apoio constante e adequado para as mulheres amamentarem com segurança e tranquilidade.
“A amamentação não pode ser tratada como uma tarefa solitária da mulher. É um processo que exige suporte contínuo, políticas públicas e uma rede sensível às necessidades da mãe e do bebê”, afirma a enfermeira Lilian Pimenta Nogueira, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno.
A abertura será no dia 6, no 14º Encontro Municipal de Aleitamento Materno. O evento acontecerá no Centro Universitário Barão de Mauá, entre 7h30 e 12h30, e terá debates destinados a profissionais da rede municipal de saúde.
Já nas unidades de saúde, profissionais intensificarão as atividades educativas com gestantes e puérperas, além de já oferecerem orientações individualizadas e apoio no esclarecimento de dificuldades relacionadas à amamentação.
A programação extrapola os limites das unidades de saúde. Entre os dias 15 e 24, a campanha ganha espaço na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, com atividades lúdicas e oficinas de sensibilização na Praça XV.
No dia 23, o Parque Doutor Luís Carlos Raya será palco de um evento com teatro interativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, universidades, maternidades e instituições do Comitê de Aleitamento.
As unidades de educação infantil promoverão atividades especiais envolvendo toda a comunidade escolar. Além das ações educativas, a rede municipal oferece suporte estruturado por meio das mamotecas, que são espaços criados para que as mães possam amamentar com tranquilidade ou armazenar o leite ordenhado.
Agosto dourado
A cor dourada, que nomeia a campanha, simboliza o leite materno como padrão ouro de alimentação na infância. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses e mantido de forma complementar até os dois anos ou mais. Além de seus benefícios nutricionais e imunológicos, a prática é reconhecida como sustentável, por ser uma fonte de alimento natural, renovável e sem impacto ambiental.



