Uma alimentação balanceada é muito importante para que cães e gatos cresçam de maneira saudável. Por isso, evitar alguns alimentos é fundamental para garantir qualidade de vida dos pets. A veterinária Bianca Jacob Shimizu, listou alguns alimentos que não podem ser oferecidos aos animais:
- Chocolate: Contêm uma substância derivada do cacau, chamada teobromina, que pode causar vômito, diarreia, agitação e irregularidade nos batimentos cardíacos.
- Leites e derivados: A composição do leite de vaca é diferente do leite de cadelas e gatas. Seu consumo pode causar transtornos gastrointestinais.
- Pães, bolos e massas: Apesar dos cães adorarem pedir um pedacinho de pão ou bolo no café da manhã, o consumo diário desses alimentos pode causar obesidade e até diabetes.
- Sal e temperos: Ao preparar alimentação natural para seu animal, lembre-se que ela deve ser balanceada para as necessidades dele, ou seja, sob a orientação de um veterinário. Use quantidades mínimas de sal e nunca use alho, cebola e outros temperos.
- Ossos: Apesar de associarem frequentemente os ossos com os cachorros, eles devem ser proibidos. Se ingeridos, o seu animal pode acabar ferindo o trato digestivo.
- Frutas: Forneça frutas como banana, pera e melão em pequenas quantidades. Uvas podem ser tóxicas aos animais! Cuidado com frutas inteiras com grandes caroços, como as mangas.
- Legumes e verduras: Alguns animais se interessam por legumes e verduras. Podem ser oferecidos como petisco em pequenas porções. Muitos adoram chuchu!
Em caso de algum desses sintomas, procure um veterinário com urgência.