Santos promove um mutirão de vasectomia

Créditos: Divulgação/Agência Brasil

Com o objetivo de zerar a fila de espera dos homens que farão o exame de vasectomia, a Prefeitura de Santos prepara um mutirão do procedimento neste sábado, das 8h às 13h. A ação será realizada pela equipe multiprofissional do Instituto da Mulher e Gestante (Seimge).

De acordo com a prefeitura, são 110 homens que aguardam por vasectomia. Mas para este sábado, 44 pacientes irão passar pelo procedimento. Já os que não forem contemplados no primeiro dia de mutirão serão agendados para consulta durante a semana. A Prefeitura ampliará o número de vagas e o horário de atendimento para atender todos até o final deste mês.

A administração informa que todos os pacientes passaram por agendamento e também por atendimentos psicológicos e médicos para a avaliação cirúrgica no Ambesp Nelson Teixeira, onde o procedimento é realizado.  

“Avaliamos periodicamente todas as nossas demandas na Secretaria de Saúde e temos buscado alternativas para agilizar o atendimento aos pacientes. Outros mutirões estão previstos ainda para este mês, como o de avaliação de próteses dentárias parciais removíveis e estamos a todo vapor no atendimento aos que necessitam de exames de imagens. Dos quase 43 mil exames contratados em abril, cerca de 11 mil já foram agendados e estudos foram iniciados para ampliar a capacidade conforme avaliação das demandas”, explica o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Como é o procedimento?

Vasectomia é um método contraceptivo cirúrgico que consiste na retirada de um fragmento de uma estrutura chamada ducto deferente, que leva os espermatozoides dos testículos para a uretra. Após essa intervenção, os espermatozoides não atingem mais o canal da uretra prostática e, dessa forma, não são liberados. No entanto, por precaução, recomenda-se o uso de método contraceptivo alternativo durante 90 dias após a vasectomia.

O procedimento leva de 15 a 20 minutos, podendo ser realizado em ambulatórios, pois não é necessária internação. A vasectomia não causa impotência sexual e o homem continua a ejacular normalmente, mas sem espermatozoides, pois a maior parte do esperma vem da próstata e das vesículas seminais.

Podem fazer a cirurgia os homens acima de 25 anos de idade ou com no mínimo dois filhos. Em Santos, os homens ou famílias interessados neste procedimento devem ir à policlínica de referência do local de moradia e se inscrever no Programa de Planejamento Familiar.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS