O trabalhador poderá sacar a partir desta quarta-feira (20) até R$ 1.000 de suas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O governo lançou o saque extraordinário do FGTS para injetar dinheiro na economia. A previsão é que 42 milhões de pessoas sejam beneficiadas.
O pagamento será feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O calendário de resgates começa nesta quarta para os nascidos em janeiro e vai até 15 de junho, para quem faz aniversário em dezembro.
O valor será creditado automaticamente na conta poupança social digital da Caixa, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Em caso de problemas para a abertura da conta digital, o interessado deverá pedir a liberação dos recursos nas agências.
Quem movimentar o aplicativo Caixa Tem fará todo o processo por meio digital. O trabalhador não precisará ir à agência da Caixa, bastando entrar no aplicativo FGTS, disponível para smartphones e tablets.
Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas e a realização de compras virtuais em estabelecimentos não conveniados.
O Caixa Tem também permite o saque em caixas eletrônicos e a transferência para a conta de terceiros. O dinheiro não movimentado será restituído ao FGTS, com correção pelo rendimento do Fundo de Garantia correspondente ao período em que ficou parado na conta poupança digital.
Veja o calendário de pagamento
Nascidos em janeiro – 20 de abril
Nascidos em fevereiro – 30 de abril
Nascidos em março – 4 de maio
Nascidos em abril – 11 de maio
Nascidos em maio – 14 de maio
Nascidos em junho – 18 de maio
Nascidos em julho – 21 de maio
Nascidos em agosto – 25 de maio
Nascidos em setembro – 28 de maio
Nascidos em outubro – 1º de junho
Nascidos em novembro – 8 de junho
Nascidos em dezembro – 15 de junho
Golpes
A Caixa alerta que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. Também não envia links nem pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por email, SMS ou WhatsApp.