SP tira a obrigatoriedade das máscaras ao ar livre

Movimentação de pessoas no centro da cidade no primeiro dia de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre no Estado do Rio de Janeiro.
Imagem: Agência Brasil

O uso de máscaras ao ar livre deixou de ser obrigatório nesta terça-feira (9) em São Paulo. A proteção facial contra a Covid-19 não foi liberada no transporte público, nas escolas e demais locais fechados.

O anúncio foi feito pelo governador paulista João Doria. A medida foi baseada na queda do número de novas internações no estado. Em entrevista no estúdio da Nova Brasil FM, nesta terça-feira(8), o vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia já havia adiantado que haveria flexibilização das máscaras, nesta quarta-feira(9).

Dória afirmou que existe a possibilidade de retirar totalmente a obrigatoriedade do item de proteção nas próximas semanas.

ABC paulista

As cidades do Grande ABC decidiram, nesta quarta-feira (9), flexibilizar, de maneira “gradual e cuidadosa”, o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 em ambientes abertos. Em locais fechados, fica mantida a obrigatoriedade da proteção.

O tema foi deliberado em assembleia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por videoconferência, que divulgou nota após o encontro.

A decisão acompanha a melhora dos indicadores da pandemia no Grande ABC. Nas últimas quatro semanas, a média móvel de casos caiu 80% na região. Até 8 de fevereiro, a média de casos por dia era de 1.361. Em 8 de março, essa média caiu para 275.

Outros estados

Ontem, deixou de ser obrigatório o uso de máscaras em locais abertos no Distrito Federal, Rio de Janeiro, Boa Vista, Macapá e Teresina, mas apenas o Rio de Janeiro aboliu o uso em ambientes fechados. No Maranhão e no Mato Grosso do Sul, a circulação sem máscara em ambientes abertos está liberada desde novembro. O Mato Grosso anunciou ontem que revoga uma lei que prevê a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em todo seu território. No Rio Grande do Sul, o governo dispensou a obrigatoriedade da máscara para crianças menores de doze anos no fim de fevereiro, inclusive dentro das escolas, assim como Santa Catarina, que tornou facultativo o uso da proteção para as idades de seis a doze anos. Belo Horizonte passou a flexibilizar o uso no dia 4 de março.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS