Rafael, hoje com 45 anos, descobriu o glaucoma aos 33 e, mesmo seguindo o tratamento, viu a doença evoluir rapidamente. Em 2021, quando ainda trabalhava como vendedor autônomo, perdeu totalmente a visão de forma repentina. A mudança brusca impactou sua rotina e sua vida profissional. Sem conseguir mais atuar nas ruas, perdeu o emprego e tentou trabalhar em casa, mas não obteve sucesso, iniciando um período marcado por depressão, ansiedade e isolamento.
A virada começou após conhecer a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Na instituição, Rafael teve acesso a reabilitação, terapia e apoio educacional, além de conviver com outras pessoas com deficiência visual. O processo contribuiu para que reconstruísse a autoestima e encontrasse novos caminhos. Um episódio nas ruas, ao se deparar com uma criança pedindo comida em um dia chuvoso, também foi decisivo para mudar sua perspectiva sobre a própria condição e retomar os planos para o futuro.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Determinando-se a recomeçar, ele se formou como massoterapeuta, fez cursos de especialização e, em 2024, mudou-se com a esposa de São Paulo para Praia Grande, no litoral paulista. O casal recomeçou do zero, e Rafael passou a divulgar seu trabalho em eventos na região de Santos. Atualmente, é fundador do espaço terapêutico Emovere Terapia, onde atua profissionalmente e consolida uma trajetória de superação e reconstrução pessoal.
Confira mais informações:


