A tecnologia teve um papel decisivo na segurança pública de Santos. Graças as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO), dois homens e uma mulher foram presos acusados de assaltarem um idoso de 66 anos no Centro de Santos. Com o trio, um simulacro (réplica) de fuzil foi apreendido com os acusados.
De acordo com a Guarda Civil Municipal de Santos, o caso ocorreu na segunda-feira (19), quando policiais militares que atuam no CCO monitoravam os suspeitos caminhando na Rua Augusto Severo. Assim que cruzaram a Rua João Pessoa perceberam o homem sozinho sentado em um banco do ponto de ônibus.
As imagens filmaram o momento em que um dos criminosos retorna, passa por trás da vítima e lhe aplica o golpe de estrangulamento chamado “mata-leão”, enquanto a mulher e o outro indivíduo subtraem os seus pertences. Após o crime, os acusados seguiram juntos pela Rua Martim Afonso.
De imediato, equipes da Polícia Militar em patrulhamento foram enviadas ao local e conseguiram detê-los na Rua João Pessoa. Durante busca pessoal foram encontrados com o trio uma mochila com cartões de banco e de transporte, um celular e a quantia de R$ 94,00 da vítima.
Além disso, também foram apreendidas duas facas, um alicate “lábios-de-mel” e, inclusive, uma réplica de fuzil enrolada em um cobertor. Eles foram presos e encaminhados ao 7º Distrito Policial, onde foram autuados por roubo.