Urnas eletrônicas vão passar por auditoria em tempo real

O Tribunal de Contas da União vai fazer uma auditoria em tempo real de 540 urnas espalhadas pelo País. A ideia é oferecer um processo mais rápido de checagem dos resultados das eleições no próximo domingo. A divulgação deste procedimento, contudo, só acontecerá caso haja contestação pública da apuração oficial feita pelo Tribunal Superior Eleitoral. A auditoria em tempo real irá focar na checagem do resultado divulgado pelo TSE com os boletins que são impressos por todas as urnas eletrônicas ao final da votação.

Observadores internacionais, representantes dos partidos, entidades fiscalizadoras e funcionários do Tribunal Superior Eleitoral vão acompanhar a totalização dos votos no próprio TSE, no domingo. Os dados das urnas serão enviados para os Tribunais Regionais Eleitorais assim que acabar a eleição, às 17h, horário de Brasília. Instantaneamente, os TREs irão retransmitir as informações para o Tribunal Superior Eleitoral por meio de uma rede criptografada exclusiva da Justiça Eleitoral, ou seja, uma linha que não permite acesso externo.

Nestas eleições, o Brasil deve receber uma centena de observadores estrangeiros, um número recorde. O papel deles é certificar a comunidade internacional da lisura de todo o processo eleitoral, e alguns já estão por aqui. Ontem, representantes da Organização dos Estados Americanos, a OEA, foram ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro. A missão também vai se encontrar com outros candidatos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS