SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em show na Festa Literária de Penedo, no Alagoas, o cantor Zeca Baleiro discursava sobre a importância de artistas falarem sobre política quando foi interrompido por uma pessoa da plateia. “E a Lei Rouanet?”, perguntou o espectador.
Baleiro se irritou. “Tu sabe o que é Lei Roaunet? Se não sabe o que falar, não fala. Tem parente seu que foi beneficiado pela lei, porque ela gera trabalho para uma cadeia imensa de trabalhadores”, retrucou o cantor.
Em entrevista ao jornal O Globo, Baleiro diz que sentiu o sangue subir quando ouviu a pessoa gritar. “É um recurso dessa gente, simpatizante do neofascismo brasileiro, difundindo ódio e inverdades sem nenhum fundamento para descredibilizar fatos e pessoas. Poucas coisas me incomodam tanto como a boçalidade dessa gente”, afirmou o cantor ao jornal.
A Lei Rouanet foi sancionada em 1991 durante o governo de Fernando Collor (1990-1992). A lei autoriza o uso de financiamento privado para projetos culturais, como shows e peças de teatro, sob isenção de parte do imposto de renda.
Redação / Folhapress