#1 ForasDeSérie | Pelé: a história completa do Rei do Futebol

Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé ou Rei do Futebol, foi um dos maiores nomes do futebol brasileiro e mundial. Natural de Minas Gerais, ele começou a se destacar no esporte ainda muito jovem, principalmente no seu clube Santos FC e na seleção brasileira. 

Com tanto talento e conquistas, o jogador brasileiro inspirou gerações de fãs e outros jogadores, e o que não falta é história para contar. Nesta temporada do Foras de Série, série de matérias sobre grandes personalidades brasileiras, estamos homenageando nomes de destaque do esporte. 

Já homenageamos esportistas como Ayrton Senna e Marta Silva, e claro que o Rei do Futebol não poderia ficar de fora! Neste episódio, nós vamos te contar a história completa de Pelé. Confira! 

tudo-sobre-pele-fora-de-series
Confira tudo sobre o Pelé no Foras de Série. | Foto: Novabrasil

A história de Pelé, o Rei do Futebol

Edson Arantes do Nascimento chegou ao mundo no dia 23 de outubro, no ano de 1940, em Três Corações, Minas Gerais. O atleta é filho do jogador de futebol João Ramos do Nascimento, o Dondinho, e Celeste Arantes do Nascimento. 

Em 1945, quando ainda tinha quatro anos, ele e sua família se mudaram para Bauru, cidade do estado de São Paulo. Apelidado de “Dico” pela família, Edson, que logo se tornaria Pelé, já apreciava o futebol desde muito cedo, principalmente pela influência do pai. 

Uma de suas maiores inspirações na época era José Lino da Conceição Faustino, goleiro do clube Vasco de São José, de Minas Gerais. 

O jogador era popularmente conhecido como “Bilé”, apelido que Edson não conseguia pronunciar muito bem e acabava saindo “Pilé”. Por isso, Edson começa a ser chamado de “Pelé” pelos amigos, apelido que o acompanhou para o resto da vida. 

O início da carreira de Pelé no futebol

O gosto pelo futebol fez com que ele se aventurasse em campo desde cedo, passando por clubes amadores quando criança. O talento de Pelé foi descoberto pelo jogador Waldemar de Brito, que inicialmente o chamou para jogar no Bauru Atlético Clube (BAC). Posteriormente, ele decidiu levar o craque para o Santos FC, onde fez história. 

Antes disso, o craque chegou a tentar entrar no Corinthians, mas não foi aceito. Não demorou muito para que ele se tornasse titular do Santos, quando tinha apenas 16 anos. 

O talento de Pelé era nítido e chamava muito atenção. Por isso, logo ele começou a integrar a seleção brasileira também, disputando e vencendo sua primeira Copa do Mundo aos 17 anos. 

Os destaques de sua carreira e principais conquistas foram jogando pelo Santos e pela seleção brasileira, mas o camisa 10 também chegou a integrar o clube estadunidense New York Cosmos no fim de sua carreira. 

Principais conquistas de Pelé

O Rei de Futebol protagonizou 1.364 jogos ao longo de sua carreira, sendo 1.116 só pelo Santos. Ao todo, o craque marcou 1.282 gols, sendo 1.091 pelo Santos e 113 pela seleção brasileira. No entanto, desses 113, 77 são oficiais, ou seja, reconhecidos pela FIFA em jogos oficiais. 

Com tantos gols, certamente não faltaram conquistas na trajetória de Pelé. A seguir, confira suas principais conquistas pelo Santos, pela seleção brasileira e individualmente! 

Principais conquistas de Pelé pelo Santos

  • Mundial Interclubes (1962, 1963); 
  • Taça Libertadores da América (1962, 1963);
  • Recopa Sulamericana (1968);
  • Recopa Mundial (1968);
  • Campeonato Brasileiro (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968);
  • Torneio Rio-São Paulo (1959, 1963, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973); 
  • Campeonato Paulista (1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973); 
pelé-santos
Pelé pelo Santos Futebol Clube. | Foto: Reprodução/ Instagram.

Principais conquistas de Pelé pela seleção brasileira

  • Copa do Mundo (1958, 1962, 1970);
  • Copa Rocca (1957, 1963);
  • Campeão Sul-americano Militar (1959);
  • Campeão da Copa Oswaldo Cruz (1958, 1962, 1968);
  • Copa Bernardo O’Higgins (1959);
  • Campeonato Brasileiro de Seleções (1959);

Vale destacar que, até hoje, Pelé é o único jogador do mundo que conquistou três Copas do Mundo.

pelé-taças
O Rei do Futebol é o único tricampeão do mundo. | Foto: Reprodução Instagram.

Principais conquistas individuais de Pelé

  • Bola de Prata na Copa do Mundo (1958);
  • Chuteira de Prata na Copa do Mundo (1958); 
  • Atleta do século, segundo o jornal L’Equipe (1981);
  • Futebolista do século, segundo a UNICEF (1999);
  • Melhor jogador do século, segundo a FIFA (2000);

Tratamento contra o câncer de cólon e morte do Rei do Futebol

Em setembro de 2021, Pelé descobriu um câncer de cólon, um tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso. O camisa 10 iniciou o tratamento da doença e, em janeiro de 2022, a equipe médica diagnosticou uma metástase, que acontece quando as células malignas do tumor original se desprendem e se espalham para novos órgãos do corpo. No caso de Pelé, o câncer se espalhou para órgãos como pulmão e fígado. 

Em novembro de 2022, ele foi avaliado novamente e os médicos constataram que o jogador estava com uma infecção respiratória e que o tratamento de quimioterapia não estava mais respondendo como o esperado. 

Assim, Pelé começou a ser tratado com cuidados paliativos, que visam amenizar a dor e sintomas de doenças que não têm cura, melhorando a qualidade de vida do paciente. As complicações da doença oncológica continuaram e ele enfrentou problemas renais e cardíacos. 

No dia 29 de dezembro de 2022, a morte do camisa 10, que tinha 82 anos, foi confirmada pelo Hospital Albert Einstein, local onde ele estava internado. 

“O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência de falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”, dizia o boletim divulgado pelo hospital. 

Pelé deixou a vida aos 82 anos, mas sua história e conquistas são eternas. O craque mostrou ao Brasil e ao mundo seu talento muito acima da média e revolucionou a história do futebol, servindo de inspiração para outras gerações de jogadores e também para fãs que admiram seu talento e trajetória. 

Edson Arantes do Nascimento será para sempre Pelé e para sempre Rei do Futebol. Para manter o legado do craque vivo, os novos episódios do Foras de Série vão homenageá-lo. Por isso, não perca o que vem por aí e continue acompanhando os conteúdos da Novabrasil!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS