10 anos sem Nelson Ned – 10 curiosidades sobre o artista

por Lívia Nolla

Hoje, dia 05 de janeiro de 2024, faz exatamente uma década que o cantor e compositor Nelson Ned faleceu, devido a complicações de um quadro de pneumonia, aos 66 anos de idade.

Para homenageá-lo e para que você conheça em mais detalhes quem foi Nelson Ned, nós preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre o artista, nascido em março de 1947, em Ubá, Minas Gerais.

Nelson Ned | Foto: Divulgação
Nelson Ned | Foto: Divulgação

1 – Quando criança, Nelson Ned foi diagnosticado com displasia espôndilo-epifisária, uma desordem hereditária de crescimentoósseo que resulta em nanismo, anormalidades esqueléticas características e problemas com a visão. A condição afeta os ossos da coluna vertebral e duas regiões próximas às extremidades dos ossos e isso o levou a ter apenas 90 centímetros de altura na fase adulta.

2 – Os seus seis irmãos nasceram sem esse distúrbio, mas os três filhos de Nelson herdaram o nanismo. Dois deles, seguiram os passos do pai e tornaram-se artistas!

3 – Como seus pais gostavam muito de música, o jovem Nelson logo começou a cantar – incentivado por eles – e ganhou um prêmio em uma rádio de Ubá aos 4 anos. No fim da década de 1950, a família se mudou para Belo Horizonte e, na adolescência, sua carreira de cantor começou a ganhar espaço em programas de rádio e TV da capital mineira.

4 – Seu primeiro disco, chamado Um Show de 90 centímetros, foi lançado em 1964.

5 – Quando ainda estava no início da carreira, Nelson Ned recebeu do ator e apresentador Paulo Gracindo o apelido de O Pequeno Gigante da Canção.

6 – Seu segundo disco – Tudo Passaráfoi lançado somente em 1969 e trouxe dois grandes sucessos: a faixa-título (canção mais notável da carreira de Nelson Ned) e Tamanho Não é Documento. Neste mesmo ano, o artista ganhou o I Festival de la Canción, realizado em Buenos Aires, Argentina, onde interpretou sua composição Tudo Passará, iniciando uma bem sucedida carreira internacional.

7 – Nelson Ned foi o primeiro latino a vender um milhão de discos nos Estados Unidos, e chegou a se apresentar ao lado de grandes nomes da música romântica internacional, como Julio Iglesias e Tony Bennett.

8 – Com repertório de música considerada romântica ou brega, Ned teve uma vendagem expressiva de discos fora do país e se apresentou em diversos países ao redor do mundo, tendo se apresentado diversas vezes no lendário Carnegie Hall, em Nova York, com lotação total.

9 – Nelson Ned costumava dizer que era difícil ter nanismo (ele foi o único cantor brasileiro com nanismo que chegou a ganhar notoriedade na MPB) e ser cantor brega no Brasil. Segundo suas palavras: Lá fora eu não tinha estatura, cor, raça ou classificação musical”.

10 – Entre compactos, LPs e CDs, o artista vendeu cerca de 45 milhões de discos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS