10 curiosidades sobre a carreira e sucesos da banda Titãs

Com quase 40 anos de carreira, Titãs é uma das mais importantes bandas da história do nosso país. Confira curiosidade sobre a carreira da banda de rock brasileira.

A banda Titãs, em formação clássica, em dias atuais | Foto: Divulgação / Bob Wolfersson

10 curiosidades sobre a carreira da banda Titãs

 1- A banda Titãs vendeu mais de 6 milhões de discos ao longo da carreira

Com influências diversas, a banda Titãs, formada em São Paulo, em 1982, permanece ativa e fazendo história até os dias atuais, com algumas mudanças entre seus integrantes, tendo vendido mais de seis milhões de discos ao longo de toda a sua carreira.

2- Já se chamaram “Titãs do Iê Iê”

– A primeira formação da banda, ainda com o nome de Titãs do Iê Iê, contava com nove integrantes: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Ciro Pessoa e André Jung.

3- O nome da banda foi inspirado em livros

O nome da banda foi inspirado em livros presentes na biblioteca da casa dos pais de Tony, onde aconteciam os primeiros ensaios da banda, como: Titãs da Ciência, Titãs do Esporte, Titãs da Literatura, entre outros.

Seis dos integrantes: Arnaldo, Branco, Ciro, Sérgio, Nando Reis e Paulo Miklos eram os vocalistas. Já Tony tocava violão, Marcelo guitarra e André tocava bateria.

4- Quase todos os integrantes da Titãs se conheceram na adolescência

Quase todos os integrantes se conheceram na adolescência, no Colégio Equipe, que sempre desenvolveu um forte trabalho de arte-educação e trazia atrações musicais como Novos Baianos, Alceu Valença e Gilberto Gil para o seu pátio, com apresentação e coordenação de Serginho Groisman.

Ainda no Equipe, começaram a compor e tocar juntos.

5- Antes do surgimento da banda, os integrantes já tocavam em vários outros grupos

Arnaldo e Paulo faziam parte da Banda Performática, Nando era percussionista e crooner na banda de salsa Sossega Leão, onde André também tocava bateria, Branco, Marcelo e Tony formavam o Trio Mamão e as Mamonetes, que chegou a se apresentar em programas de televisão da TV Tupi; e Sérgio e Marcelo se apresentavam como calouros no programa do Chacrinha.

6- Em 1984, a banda Titãs assina contrato com a primeira gravadora

A banda começou a se apresentar cada vez mais na cena paulistana. No início, o visual do grupo incluía maquiagens, ternos coloridos e gravatas de bolinhas e os integrantes faziam coreografias.

Começaram a se apresentar cada vez com mais frequência e, em 1984, o grupo assina contrato com a gravadora WEA, passando a se chamar apenas Titãs. Antes de assinarem o contrato, Ciro Pessoa deixou a banda.

7- Já no primeiro EP, a banda Titãs trouxe sucessos como “Sonífera Ilha”

Em 1984, os oito integrantes que permaneceram lançaram o seu primeiro LP, ’Titãs’, que conta com canções que se tornaram grandes sucessos e clássicos de sua carreira, como: 

  • Marvin”;
  • Go Back”;
  • Querem Meu Sangue”;
  • Sonífera Ilha”.

8- “Sonífera Ilha” se tornou um sucesso nacional

A canção “Sonífera Ilha” se tornou um sucesso nacional, um fenômeno. O grupo explodiu em todo o Brasil e tomou conta das rádios começando a participar dos programas de auditório de maior audiência na TV, como Chacrinha, Raul Gil e Clube do Bolinha, além de viajarem pelo país inteiro apresentando o show do primeiro disco.

Titãs em sua formação clássica | Foto: Reprodução/Divulgação

9- O disco “Televisão” foi produzido por Lulu Santos

Em 1985, a banda lançou o seu segundo disco, ’Televisão’, produzido por Lulu Santos, e que contou com outros grandes sucessos da carreira do grupo como: “Insensível”, “Pra Dizer Adeus” e “Não Vou Me Adaptar”.

Televisão’ foi pensado para ser um disco que faz alusão à uma televisão, de modo que cada faixa representasse um canal. A ideia era que as faixas mudassem de um gênero para outro, da mesma forma que diferentes tipos de programas podem ser assistidos mudando o canal do televisor.

10- “Cabeça Dinossauro” recebeu o disco de platina

Em 1986, os Titãs lançaram o seu terceiro álbum: ’Cabeça Dinossauro’, com produção de Liminha, trazendo um rock mais puro, visceral e questionador. O álbum recebeu disco de platina, passando a ser o primeiro sucesso de vendas da banda. 

Este é apenas o começo da uma história de uma das maiores bandas nacionais de todos os tempos. Para saber mais detalhes e curiosidades sobre a carreira e obra da banda Titãs, clique aqui e ouça o Acervo MPB especial Titãs, quando e onde quiser:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS