RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

10 curiosidades sobre Geraldo Azevedo no dia do seu aniversário

por Lívia Nolla

Hoje, dia 11 de janeiro é aniversário do grande Geraldo Azevedo e nós preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre o cantor, compositor, violonista, arranjador e diretor musical pernambucano, que completa 79 anos!

Geraldo Azevedo | Foto: Leo Martins - site oficial do artista
Geraldo Azevedo | Foto: Leo Martins – site oficial do artista

1 – Geraldo Azevedo nasceu na zona rural de Petrolina, à beira do Rio São Francisco, e conviveu com a música desde cedo: sua mãe, professora, cantava e promovia eventos culturais na escola, que funcionava em sua própria casa. Nestes eventos, aos quatro anos de idade, Geraldo Azevedo já cantava e se apresentava.

2 – Aos cinco anos, o artista ganhou seu primeiro violão, confeccionado pelo pai, e já arriscava os primeiros acordes.

3 – Mais tarde, na adolescência, com o surgimento da Bossa Nova, Geraldo Azevedo encantou-se pela música de João Gilberto, e passou a estudar o instrumento com mais afinco, tornando-se autodidata, com apenas 12 anos.

4 – O aniversariante do dia iniciou sua carreira musical em um programa de rock na rádio difusora de Petrolina e, logo, passou a apresentar o programa Por Falar em Bossa Nova.

5 – Geraldo Azevedo mudou-se para Recife para cursar Arquitetura, mas – logo – a música falou mais alto. Formou parcerias de sucesso e começou a se apresentar em universidades, participando de alguns coletivos de artistas e fazendo trabalhos que uniam o teatro, a literatura e a música. Logo, o artista começou também a compor, mudou-se para o Rio de Janeiro, tornando-se um dos mais requisitados violonistas do país.

6 – Como músico, Geraldo Azevedo acompanhou o paraibano Geraldo Vandré e – durante os anos de chumbo da ditadura – foi preso e torturado, só retomando a carreira no início dos anos 70, ao reencontrar-se com o conterrâneo Alceu Valença, lançando com ele o seu primeiro disco: Quadrafônico, que funde o rock com as influências regionais.

7 – O primeiro LP solo de Geraldo Azevedo veio em 1977. Depois disso, o artista lançou um sucesso atrás do outro, em mais de 50 anos de parcerias, com outros nomes como Luiz Gonzaga, Chico César, Elba Ramalho e Zé Ramalho.

8 – Juntos, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Elba Ramalho e Zé Ramalho formaram um dos mais importantes encontros da música popular brasileira: O Grande Encontro, em 1996. O show de imenso sucesso nacional, virou álbum, trazendo clássicos da MPB e da música nordestina, e vendendo mais de um milhão de cópias. Os artistas repetiram o encontro em 1997, em 2000, e em edição comemorativa de 20 anos, em 2016.

9 – Entre os maiores sucessos de Geraldo Azevedo, estão as canções: Dia Branco (parceria com Renato Rocha), Bicho de Sete Cabeças II (com Zé Ramalho e Renato Rocha), Dona da Minha Cabeça (com Fausto Nilo), Canção da Despedida (com Geraldo Vandré), Talismã (com Alceu Valença), Canta Coração (com Carlos Fernando), Moça Bonita (com Capinan) e Taxi Lunar (com Zé Ramalho e Alceu Valença).

10 – A contribuição de Geraldo Azevedo para a cultura e a música popular brasileira é gigante: sua obra explora uma vasta diversidade de ritmos nordestinos como o frevo, forró, xote, maracatu e baião, aliados às harmonias da bossa nova e também a influências do rock’n roll. A cada passo de sua brilhante carreira na música, luta para manter a tradição de suas raízes culturais e combate incessantemente o preconceito contra o povo nordestino.

 

Feliz Aniversário, Geraldo Azevedo!

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.