10 palavras de origem indígena que falamos no cotidiano

Sendo uma língua neolatina, o português possui vestígios do latim vulgar e tem muita influência árabe e de povos originários que viviam por aqui. O tempo passou, mas as raízes continuam muito presentes na nossa forma de falar. Tanto que, ainda hoje, existem muitas palavras de origem indígena que usamos no nosso cotidiano.

Ao todo, existem 200 línguas indígenas registradas no Brasil, sendo 180 ainda faladas atualmente.

Na época em que os portugueses chegaram, estima-se que existiam aqui mais de mil línguas indígenas diferentes. Portanto, não é de se espantar que nosso português seja tão influenciado por essas línguas.

Veja palavras de origem indígena que usamos até hoje na língua portuguesa
Veja palavras de origem indígena que usamos até hoje na língua portuguesa. | Foto: Unsplash.

Veja 10 palavras de origem indígena que falamos sempre

A seguir, confira o pequeno dicionário que preparamos com as 10 palavras indígenas que usamos sempre e seus respectivos significados:

Baiacu: é uma espécie de peixe que incha quando passa por situações onde sente que está sendo ameaçado. No Tupi-Guarani, a palavra tem o significado de “coisa quente”, “venenosa”.

Cacau: a fruta que faz um dos doces mais cobiçados da atualidade, tem um nome de origem Náhuatle, que significa “caroço”.

Capivara: o animalzinho que pode ser encontrado em todos os lugares do Brasil tem um nome de origem Tupi-Guarani, que significa “comedor de capim”.

Copacabana: o nome do famoso point do Rio de Janeiro é de origem quechua e significa “olhando o lago”.

Gororoba: a palavra que usamos hoje para nos referir a comidas ruins ou muito misturadas tem origem Tupi-Guarani. Ela significa: guara – árvore e roba – amargo, algo como “árvore amarga”. Um pouco fora da empregação atual dela, não é mesmo?

Jacaré: o nome do animal tem origem na palavra Tupi-Guarani “jaeça-caré”. Significa “o que olha de banda”.

Maracanã: a casa de um dos maiores times do Brasil é nomeada por uma palavra de origem Tupi-Guarani, que significa “papagaios juntos”.

Mingau: nossa comida quentinha, gostosa e aconchegante do dia a dia é nomeada por uma palavra de origem Tupi-Guarani, que significa “feito de papas”.

Pipoca: o nome desse lanche delicioso vem do Tupi-Guarani pi(ra)-pele; poca-rebentar; que significa “a pele rebentada”.

Tamanduá: de origem Tupi-Guarani, o nome do bicho faz jus a seus hábitos, significa “o caçador de formiga”.

Gostou de aprender mais sobre a língua portuguesa e conhecer sobre o significado de 10 palavras de origem indígena que usamos até hoje? Para mais conteúdos como este, cheios de brasilidade, continue acompanhando a Novabrasil por aqui!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS