Completando 88 anos hoje, o cantor, compositor, instrumentista, produtor musical e arranjador carioca Roberto Menescal é um dos mais importantes nomes da música popular brasileira de todos os tempos.
Um dos pioneiros da Bossa Nova, o artista ajudou a fundar um dos principais movimentos musicais da história do Brasil, no início dos anos 1960.
Menescal participava – ao lado de outros jovens músicos da classe média carioca – das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, em Copacabana, onde a Bossa Nova começou, e – depois – acompanhou Nara em muitos momentos de sua carreira.
O artista é também um dos mais importantes compositores da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinicius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da música popular brasileira e que vamos conhecer nesta matéria especial.
Roberto Menescal foi ainda responsável por produzir e arranjar discos e canções de diversos grandes nomes da MPB, como, além de Nara Leão: Leila Pinheiro, Elis Regina, Ivan Linse MPB-4. Foi também diretor artístico da Philips/Polygram por 15 anos e posteriormente criou seu próprio selo, Albatroz Discos.
Seu primeiro álbum como também intérprete – “A Bossa Nova de Roberto Menescal e Seu Conjunto” – foi lançado em 1963 e, desde então, foram mais de 25 trabalhos solos ou em parceria, com nomes como Nara Leão, Leila Pinheiro e Wanda Sá.
Ao lado de Carlos Lyra, Menescal teve uma escola de violão onde estudaram (e lecionaram!) nomes como Nara Leão e Wanda Sá.
O álbum mais recente do artista – que segue em plena atividade – é de 2025 e chama-se “O Lado B da Bossa”, em parceria com a cantora Cris Delano.
10 sucessos da MPB compostos por Roberto Menescal
Diversos grandes sucessos da MPB na voz de outros importantes artistas foram compostos por Roberto Menescal. Quase todos eles em parceria com o seu amigo e parceiro mais constante, Ronaldo Bôscoli.
Vamos começar essa lista com o maior clássico composto pela dupla, a música “O Barquinho”, que teve mais de duas mil regravações. Depois de gravada inicialmente por Maysa, em 1961, a música ganhou versões na voz de diversos outros nomes, como: João Gilberto, Elis Regina, Alaíde Costa, Leila Pinheiro, Tim Maia, Fernanda Takai e o próprio Menescal.
Trouxemos uma das gravações de maior sucesso da música, na voz de Nara Leão e com os violões de Roberto Menescal, que entrou para o álbum “20 anos de Bossa Nova”, em 1979.
1 – O Barquinho (1961)
Um grande sucesso de Roberto Menescal que não foi composto em parceria com Ronaldo Bôscoli é a canção “Bye-bye, Brasil”, uma parceria com Chico Buarque, que foi lançada pelo próprio Chico, em seu álbum “Vida”, de 1980, e que depois ganhou versões nas vozes de nomes como Emílio Santiago e Nana Caymmi.
2 – Bye, Bye Brasil (1980)
A partir daqui, todas as músicas são parcerias entre Menescal e Bôscoli e que fizeram grande sucesso também na voz de outros intérpretes:



