Chico Buarque é um dos maiores nomes da MPB de todos os tempos. Músico, cantor, compositor, dramaturgo e escritor, sua vasta contribuição para a nossa cultura é notável e expressiva e sua obra é uma das maiores riquezas nacionais. Nesta matéria, confira 11 curiosidades sobre a vida e obra de Chico Buarque.
11 curiosidades sobre a vida e obra de Chico Buarque
1- Chico Buarque tem aproximadamente 80 discos lançados durante a carreira
Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre solos, em parceria com outros músicos e compactos.
Escreveu trilhas para teatro e cinema, esteve na trilha de diversas novelas, é autor de livros premiados e de peças teatrais históricas. Foi gravado por grande parte dos mais importantes nomes da música brasileira de todos os tempos.
2- É filho do sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista e intelectual Maria Amélia Cesário Alvim
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, em 1944, em uma família igualmente notável: é filho do historiador, escritor, sociólogo, jornalista e crítico literário Sérgio Buarque de Hollanda e da pianista e intelectual Maria Amélia Cesário Alvim.
3- É irmão das cantoras e compositoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina Buarque
É também irmão das cantoras e compositoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina Buarque e tio de Bebel Gilberto.
Aos dois anos, Chico mudou-se com a família para São Paulo e com oito foi morar na Itália, por conta do trabalho do pai, onde ficaram por dois anos.
4- Foi casado por 33 anos com a atriz Marieta Severo
Foi casado por 33 anos com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Silvia – também atriz – Helena e Luísa.
5- Desde cedo, Chico Buarque teve contato com grandes nomes da música brasileira
Desde criança já demonstrava interesse pela música e admiração pelos cantores do rádio.
A casa de sua família era recheada de livros e frequentada desde cedo por grandes nomes da música brasileira como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Baden Powell, Tom Jobim, Alaíde Costa e Oscar Castro Neves.
6- O disco ‘Chega de Saudade’, de João Gilberto, foi ponto crucial para sua relação com a música
O disco Chega de Saudade, de João Gilberto (que mais tarde viria a se tornar seu cunhado), que alterou definitivamente sua relação com a música. Chico ficou muito envolvido pela música do pai da bossa nova e de Tom Jobim, bem como pelas letras de Vinícius de Moraes.
7- Chico Buarque compôs sua primeira música aos 15 anos de idade
A primeira composição de Chico Buarque foi o samba Canção dos Olhos, aos 15 anos de idade.
Apaixonado por literatura – nacional e estrangeira – e leitor voraz, produziu suas primeiras crônicas para o jornal da escola. Aos 18 anos, escreveu o seu primeiro conto.
8- Chico quase foi arquiteto
Chico Buarque chegou a ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, em 1963, mas desistiu no terceiro ano, para dedicar-se à carreira artística. Além disso, outro motivo que o fez tomar a decisão de largar o curso foi o clima de repressão que tomava conta das universidades após o golpe militar de 1964.
9- Considera a música ‘Tem Mais Samba’ o marco zero de sua carreira
Em 1964, apresenta-se pela primeira vez em um show, no Colégio Santa Cruz, local onde estudava em São Paulo. No mesmo ano, escreveu a música Tem Mais Samba, feita sob encomenda para o musical Balanço de Orfeu, o que Chico considera o marco zero de sua carreira.
10- Sua primeira música gravada foi a marchinha ‘Marcha Para Um Dia De Sol’, por Maricene Costa
Também é desse ano a primeira gravação de uma música de Chico. A marchinha, Marcha Para Um Dia De Sol, gravada por Maricene Costa, que Chico apresenta no auditório do Colégio Rio Branco, no show Primeira Audição, que abria espaço para os músicos da nova geração.
Muitos desses novos talentos começam a despontar na música popular brasileira, abrindo caminho para a era dos festivais.
11- ‘Sonho De Um Carnaval’ foi sua primeira música inscrita em um festival
Em 1965, Chico lança o seu primeiro compacto, com as canções Pedro Pedreiro e Sonho De Um Carnaval. Essa última, foi a sua primeira música inscrita em um festival, o I Festival Nacional de Música Popular Brasileira, transmitido pela TV Excelsior. A canção foi defendida e depois gravada por Geraldo Vandré, mas não se classificou.
Essas são apenas algumas curiosidades da vida e obra de Chico Buarque. Para saber mais detalhes e outros fatos, clique aqui e ouça o Acervo MPB especial Chico Buarque, quando e onde quiser.