Hoje, 21 de julho de 2025, a multiartista baiana Emanuelle Araújo completa mais um ano de vida e nós preparamos uma matéria especial com 12 curiosidades sobre a sua vida e carreira.
1 – Nascida em Salvador, Emanuelle Araújo começou sua carreira aos dez anos fazendo teatro na Cia Interarte, com a qual estrelou diversos espetáculos.
2 – Em 1989, Emanuelle estreou na televisão apresentando o programa infantil “Via Láctea”, na TV Aratu.
3 – Em 1994, ela ingressou na faculdade de biologia na Universidade Federal da Bahia, porém desistiu no primeiro ano e passou a estudar artes cênicas no mesmo local, onde se formou em 1998.
4 – Também em 1994 se tornou garota-propaganda da rede varejista de móveis e eletrodomésticos Lojas Insinuante, de Vitória da Conquista, município baiano. Foi assim que Emanuelle Araújo começou a se tornar conhecida na Bahia inteira.
5 – Nacionalmente, Emanuelle tornou-se conhecida em 1999, quando tinha apenas 21 anos, e assumiu a grande responsabilidade de substituir Ivete Sangalo – que saiu em carreira solo -como vocalista da Banda Eva.
O grupo estava em plena ascensão na época e – logo nos primeiros meses, Emanuelle gravou com eles o disco “Banda Eva Ao Vivo II”, com sucessos como “Chuva de Verão”, “Pra Lá e Pra Cá” e “Oh Dó”.
No ano seguinte, lançou com a Banda Eva o álbum “Experimenta”, com sucessos como “My Love” e “Levada do Amor”. Em 2001, ela ainda se apresentou com a banda no tradicional Festival de Montreux, na Suíça, e fez turnê por diversos países europeus.
Emanuelle Araújo deixou a banda após o Carnaval de 2002, para focar na sua carreira de atriz.
6 – Quando saiu da Banda Eva, a baiana mudou-se para o Rio de Janeiro para focar na carreira de atriz e apaixonou-se pelo bairro da Lapa e a cena musical alternativa que rolava por ali. Em 2004, Emanuelle formou, ao lado da percussionista Lan Lahn e do guitarrista Toni Costa, a cantora fundou a banda Moinho, misturando o samba-reggae da Bahia com o samba-rock do Rio de Janeiro.
Com a banda, lançou dois álbuns e um DVD. O primeiro álbum – “Hoje de Noite”, lançado em 2008 – conta com os sucessos “Esnoba”, que entrou para a trilha sonora da novela “Beleza Pura”, da TV Globo (2008); e “Ela Briga Comigo”, que fez parte da trilha de “Escrito nas Estrelas” (2010), da mesma emissora.
Em 2009, o grupo lançou o seu primeiro DVD, “Moinho – Ao Vivo”, e em 2014, o segundo álbum “Éolo”.
7 – Em 2006, Emanuelle Araújo assinou contrato com a Rede Globo e estreou na novela “Pé na Jaca”, com a personagem Clotilda. A partir daí, foram mais sete novelas na emissora até hoje:
– Manu, em “A Favorita” (2008)
– Soninha Rainha, em “Três Irmãs” (2009)
– Heloísa, “Cama de Gato” (2009)
– Marquesa Florinda, “Cordel Encantado” (2011)
– Teodora, no remake de “Gabriela” (2012)
– Dandara, na 22ª temporada de “Malhação” (2014)
– Yara Garcia, “A Lei do Amor” (2016)
– Zuleika Nasser, em “Órfãos da Terra” (2019)
8 – Em 2007, Emanuelle ganhou destaque ao estrelar a personagem Rosa, do filme “Ó Paí, Ó”, junto com vários atores de sua geração da Bahia, como Lázaro Ramos e Wagner Moura (que integrou o mesmo grupo de teatro que ela).
“A gente veio para cá [para o Rio de Janeiro] dar a cara a tapa, mas, se você for lá, vai ver que tem muito mais ainda. O teatro é muito forte na Bahia.”
A artista também estudou com Vladimir Brichta na faculdade.
9 – Ainda no cinema, Emanuelle estrelou outros filmes como: “Bingo, o Rei das Manhãs” (2017), “Diários de Intercâmbio” (2021) e “Juntos e Enrolados” (2022).
10 – Como cantora solo, Emanuelle Araújo tem dois álbuns lançados: ”O Problema É a Velocidade” (2016) e “Quero Viver Sem Grilo – Uma Viagem a Jards Macalé” (2020).
11 – Emanuelle ainda se destacou no teatro musical brasileiro, protagonizando duas montagens de sucesso: “Chicago” (2022), com a personagem Velma Kelly, e agora em 2025 ela substitui Vanessa da Mata no papel título da peça “Clara Nunes, a tal Guerreira”, sobre a cantora mineira.
12 – E, para finalizar a extensa lista de feitos da aniversariante do dia, a artista multifacetada também faz sucessos no streaming. Entre 2018 e 2019, interpretou a ex-celebridade mirim da década de 1980 que caiu no esquecimento após entrar na adolescência e tenta retornar aos holofotes com planos absurdos “Samantha!” na série que leva o mesmo nome, para a Netflix.
E, em 2023, estrelou a série “Olhar Indiscreto”, também para a Netflix, interpretando a prostituta de luxo Cléo, que é espiada pela voyeur Miranda (Débora Nascimento).




