RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

12 curiosidades sobre Emanuelle Araújo 

Hoje, 21 de julho de 2025, a multiartista baiana Emanuelle Araújo completa mais um ano de vida e nós preparamos uma matéria especial com 12 curiosidades sobre a sua vida e carreira.

1 – Nascida em Salvador, Emanuelle Araújo começou sua carreira aos dez anos fazendo teatro na Cia Interarte, com a qual estrelou diversos espetáculos.

2 – Em 1989, Emanuelle estreou na televisão apresentando o programa infantil “Via Láctea”, na TV Aratu.

3 – Em 1994, ela ingressou na faculdade de biologia na Universidade Federal da Bahia, porém desistiu no primeiro ano e passou a estudar artes cênicas no mesmo local, onde se formou em 1998.

4 – Também em 1994 se tornou garota-propaganda da rede varejista de móveis e eletrodomésticos Lojas Insinuante, de Vitória da Conquista, município baiano. Foi assim que Emanuelle Araújo começou a se tornar conhecida na Bahia inteira.

5 – Nacionalmente, Emanuelle tornou-se conhecida em 1999, quando tinha apenas 21 anos, e assumiu a grande responsabilidade de substituir Ivete Sangalo – que saiu em carreira solo -como vocalista da Banda Eva

O grupo estava em plena ascensão na época e – logo nos primeiros meses, Emanuelle gravou com eles o disco “Banda Eva Ao Vivo II”, com sucessos como “Chuva de Verão”, “Pra Lá e Pra Cá” e “Oh Dó”.

No ano seguinte, lançou com a Banda Eva o álbum “Experimenta”, com sucessos como “My Love” e “Levada do Amor”. Em 2001, ela ainda se apresentou com a banda no tradicional Festival de Montreux, na Suíça, e fez turnê por diversos países europeus.

Emanuelle Araújo  deixou a banda após o Carnaval de 2002, para focar na sua carreira de atriz.

6 – Quando saiu da Banda Eva, a baiana mudou-se para o Rio de Janeiro para focar na carreira de atriz e apaixonou-se pelo bairro da Lapa e a cena musical alternativa que rolava por ali. Em 2004, Emanuelle formou, ao lado da percussionista Lan Lahn e do guitarrista Toni Costa, a cantora fundou a banda Moinho, misturando o samba-reggae da Bahia com o samba-rock do Rio de Janeiro. 

Com a banda, lançou dois álbuns e um DVD. O primeiro álbum – “Hoje de Noite”, lançado em 2008 – conta com os sucessos “Esnoba”, que entrou para a trilha sonora da novela “Beleza Pura”, da TV Globo (2008); e “Ela Briga Comigo”, que fez parte da trilha de “Escrito nas Estrelas” (2010), da mesma emissora.

Em 2009, o grupo lançou o seu primeiro DVD, “Moinho – Ao Vivo”, e em 2014, o segundo álbum “Éolo”. 

7 – Em 2006, Emanuelle Araújo assinou contrato com a Rede Globo e estreou na novela “Pé na Jaca”, com a personagem Clotilda. A partir daí, foram mais sete novelas na emissora até hoje:

– Manu, em “A Favorita” (2008)

– Soninha Rainha, em “Três Irmãs” (2009) 

– Heloísa, “Cama de Gato” (2009)

– Marquesa Florinda, “Cordel Encantado” (2011)

– Teodora, no remake de “Gabriela” (2012)

– Dandara, na 22ª temporada de “Malhação” (2014)

– Yara Garcia, “A Lei do Amor” (2016)

–  Zuleika Nasser, em “Órfãos da Terra” (2019)

8 – Em 2007, Emanuelle ganhou destaque ao estrelar a personagem Rosa, do filme “Ó Paí, Ó”, junto com vários atores de sua geração da Bahia, como Lázaro Ramos e Wagner Moura (que integrou o mesmo grupo de teatro que ela). 

“A gente veio para cá [para o Rio de Janeiro] dar a cara a tapa, mas, se você for lá, vai ver que tem muito mais ainda. O teatro é muito forte na Bahia.”

A artista também estudou com Vladimir Brichta na faculdade. 

9 – Ainda no cinema, Emanuelle estrelou outros filmes como: “Bingo, o Rei das Manhãs” (2017), “Diários de Intercâmbio” (2021) e  “Juntos e Enrolados” (2022).

10 – Como cantora solo, Emanuelle Araújo tem dois álbuns lançados: ”O Problema É a Velocidade” (2016) e “Quero Viver Sem Grilo – Uma Viagem a Jards Macalé(2020).

11 – Emanuelle ainda se destacou no teatro musical brasileiro, protagonizando duas montagens de sucesso: “Chicago” (2022), com a personagem Velma Kelly, e agora em 2025 ela substitui Vanessa da Mata no papel título da peça Clara Nunes, a tal Guerreira”, sobre a cantora mineira.

12 – E, para finalizar a extensa lista de feitos da aniversariante do dia, a artista multifacetada também faz sucessos no streaming. Entre 2018 e 2019, interpretou a ex-celebridade mirim da década de 1980 que caiu no esquecimento após entrar na adolescência e tenta retornar aos holofotes com planos absurdos “Samantha!” na série que leva o mesmo nome, para a Netflix. 

E, em 2023, estrelou a série “Olhar Indiscreto”, também para a Netflix, interpretando a prostituta de luxo Cléo, que é espiada pela voyeur Miranda (Débora Nascimento).

Emanuelle Araújo no papel de Clara Nunes no Teatro | Imagem: Priscila Prade

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS