Uma das maiores vozes do Brasil. Um grande ícone, um furacão que passou por aqui e nos transformou para sempre. Confira curiosidades sobre a vida e carreira de Cássia Eller.
13 curiosidades sobre a vida e carreira de Cássia Eller
1- Cássia Eller foi uma das maiores representastes do rock brasileiro nos anos 90
Cássia Eller fez história e marcou para sempre a música popular brasileira. Era dotada de um grandioso talento vocal, de originalidade única na interpretação e performance de palco marcante e avassaladora, apesar da timidez fora do palco.
Foi uma das maiores representantes do rock brasileiro nos anos 90, mas era também muito versátil, transitando por vários estilos.
2- Gravou músicas de grandes nomes da música nacional e internacional
Gravou canções de grandes nomes de nossa música como Nando Reis, Caetano Veloso, Cazuza, Frejat, Luiz Melodia, Marisa Monte, Chico Buarque, Renato Russo, Rita Lee, Riachão, Arrigo Barnabé, Wally Salomão, dando interpretações muito significativas e cheias de personalidade a tudo o que gravava.
Quando interpretava canções internacionais como de Os Beatles, Nirvana, Janis Joplin ou Edith Piaf, também impressionava pela precisão técnica e pela interpretação original.
3- Cássia Eller ocupou a posição 18 entre as 100 maiores vozes da música brasileira
Ocupou a posição 18 entre as 100 maiores vozes da música brasileira, em uma lista elaborada pela Revista Rolling Stone Brasil, em 2012. Na lista dos 100 maiores artistas da música brasileira, feita pela mesma revista em 2008, Cássia ocupou a posição 40.
4- Aprendeu a tocar violão e a falar inglês escutando The Beatles
Nascida no Rio de Janeiro, em 1962, Cássia começou a se interessar pela música aos 14 anos, quando ganhou o seu primeiro violão. Aprendeu a tocar o instrumento e a falar inglês escutando The Beatles, banda de quem sempre foi muito fã. Outra grande influência foi a cantora norte-americana Nina Simone.
5- Já se apresentou com um grupo de forró
Aos 18 anos, se mudou para Brasília com a família, onde passou a cantar em corais e a fazer testes para musicais. Trabalhou como corista em óperas e também se apresentava à frente de um grupo de forró.
6- Cássia Eller fez parte do primeiro trio elétrico do carnaval de Brasília
Também fez parte do primeiro trio elétrico do carnaval de Brasília, o ‘Massa Real’, tocando surdo em um grupo de samba e cantando em bares da cidade.
7- Foi destaque em um musical dirigido por Oswaldo Montenegro
Até que, em 1981, entrou para o elenco de um musical na cidade, dirigido pelo cantor, compositor e diretor Oswaldo Montenegro. No espetáculo, chamado ‘Noturno’, Cássia ganhou destaque por sua bela voz. Zélia Duncan também fazia parte do elenco.
8- Cássia Eller se tornou conhecida do grande público em 1989
Sua carreira decolou e Cássia se tornou conhecida do grande público em 1989. Um ano antes havia se mudado para São Paulo e, com a ajuda de um tio que morava na cidade e trabalhava em gravadoras, gravou uma fita demo com a música “Por Enquanto”, de Renato Russo, e levou a fita até a PolyGram.
Contratada pela gravadora, sua primeira participação em um disco foi no LP Baobab, de Wagner Tiso, em 1990.
9- O primeiro sucesso na voz de Cássia foi “Por Enquanto”
Nesse mesmo ano, lançou o seu primeiro disco, Cássia Eller, cujo maior sucesso foi exatamente a canção “Por Enquanto”, de Renato Russo, fazendo com que o disco vendesse 60 mil cópias.
10- Frejat participou de seu primeiro disco
Outros destaques foram as regravações de “Rubens”, música de Mário Manga, uma versão reggae de “Eleanor Rigby”, dos Beatles e “Que o Deus Venha”, de Roberto Frejat, Clarice Lispector e Cazuza, além de uma composição de sua autoria, “Lullaby”, em parceria com o brasiliense Márcio Faraco.
O disco contou com as participações de Frejat, que compôs a faixa “Barraco”, e Peninha nas percussões. Com o disco, Cássia saiu em uma bem sucedida turnê nacional.
11- Cássia Eller compôs “O Marginal”, faixa-título de seu segundo disco
Em 1992, lançou o seu segundo disco, ‘O Marginal’, que vendeu 40 mil cópias. Dentre as faixas, estão “Caso Você Queira Saber”, “Sonhei Que Viajava Com Você”, música de Itamar Assumpção, “Teu Bem”, “Bobagem”, e “Sensações”, de Luiz Melodia.
Há ainda duas gravações de canções de Jimi Hendrix, de quem Cássia era grande admiradora e uma canção composta por Cássia, Luiz Pinheiro e o baixista Tavinho Fialho, que mais tarde viria a ser pai de seu filho. A faixa título também foi composta por Cássia.
12- “Malandragem” foi feita pensando em Angela Ro Ro, mas fez um estrondoso sucesso na voz de Cássia Eller
Em 1994, Cássia lançou seu terceiro disco, ‘Cássia Eller’, que conta com a faixa “Malandragem”, de Cazuza e Frejat, sucesso responsável por alavancar de vez a carreira da cantora.
A música havia sido feita inicialmente para Angela Ro Ro, seis anos antes, mas Ângela não aceitou gravar a música, dizendo que a letra não tinha nada a ver com ela.
Quando Cássia surgiu no cenário musical, os dois compositores acharam que a canção também era a cara da cantora e ofereceram a Cássia, que prontamente aceitou e transformou “Malandragem” em um grande sucesso, fazendo com que as vendas do disco chegassem a 160 mil cópias.
13- “Malandragem” estourou em três momentos diferentes nas rádios
Cássia conseguiu fazer com que “Malandragem” estourasse em três momentos diferentes nas rádios durante a sua carreira: no lançamento da canção e depois em versões ao vivo de álbuns de 1996 e 2001. Após a morte de Cássia, Ângela Ro Ro passou a incluir a canção em seus repertórios de shows.
Para saber mais detalhes e curiosidades sobre a carreira e obra de Cássia Eller, clique aqui e ouça o Acervo MPB especial Cássia Eller, quando e onde quiser: