À frente da banda mineira de rock alternativo Pato Fu há quase 35 anos, a aniversariante do dia – Fernanda Takai – é cantora, instrumentista, compositora e escritora, e segue – paralelamente – uma carreira solo de sucesso, desde 2007. Preparamos uma lista com os 15 maiores sucessos em sua voz, para celebrar Fernanda Takai neste dia especial.
Sobre Fernanda Takai
Com ascendência japonesa e portuguesa, Fernanda nasceu no município de Serra do Navio, no Amapá, em 1971. Mas, com dois anos de idade, mudou-se para a Bahia e, com nove anos, passou a morar em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde vive até hoje.
Apaixonada por música desde a infância, participou de duas bandas, até fundar o Pato Fu – ao lado do guitarrista John Ulhoa e do baixista Ricardo Koctus. Em 1992, a bandagravou a sua primeira fita demo e, no ano seguinte, começaram a se apresentar no circuito de Belo Horizonte.
Fernanda Takai formou-se em Relações Públicas – Comunicação Social pela UFMG no ano de 1993, mesmo ano em que o Pato Fu lançou o seu primeiro álbum – “Rotomusic de Liquidificapum”.
A banda logo chamou a atenção da gravadora BMG, por conta de sua musicalidade inovadora, das letras complexas e críticas – quase todas de John Ulhoa, principal compositor do grupo, além do bom humor e irreverência dos integrantes.
Além de compor e tocar guitarra, John também toca violão, cavaquinho, faz alguns vocais e as programações eletrônicas de teclados e samplers, e é casado com Fernanda desde 1995.
O Pato Fu tornou-se – ao longo do tempo – uma das mais originais e criativas bandas do cenário pop nacional, sendo considerada pela revista norte-americana Time, como uma das dez melhores bandas do mundo, fora dos EUA, ao lado do Radiohead e do U2. Na banda, Fernanda – além de cantar e compor – também toca violão e guitarra.
Em 1995, o Pato Fu lançou o seu segundo álbum: “Gol de Quem?”, que conta com o grande sucesso, um dos maiores hits da banda: “Sobre o Tempo”, de John Ulhoa.
1 – Sobre o Tempo
Em 1996, a banda lançou seu terceiro disco: “Tem Mas Acabou”, que conta com o sucessos “Pinga”, também de John Ulhoa.
2 – Pinga
Em 1998, foi a vez do álbum “Televisão de Cachorro”, que conta com o clássico hit “Canção Pra Você Viver Mais”, composta por John Ulhoa, em homenagem ao pai de Fernanda Takai, falecido aos 52 anos, por conta de um câncer. Além dela, o disco também traz o sucesso “Antes Que Seja Tarde” (de John, Fernanda e Tarcísio Moura).
3 – Canção Pra Você Viver Mais
4 – Antes que Seja Tarde
Em 1999, Fernanda e banda lançaram o álbum “Isopor”, que ganhou Disco de Ouro e é considerado um dos melhores discos de rock nacional da história. Entre as faixas, estão os sucessos “Depois” (John Ulhoa) e “Perdendo os Dentes” (John e Fernanda) e “Made In Japan” (John Ulhoa e Mioshi), cantada em japonês por Takai e que faz bastante sucesso também no Japão.
5 – Depois
6 – Perdendo os Dentes
7 – Made In Japan
Em 2001, foi a vez do disco “Ruído Rosa”, que conta com o super sucesso da regravação da canção “Eu”, da banda Graforreia Xilarmônica (composição de Frank Jorge, Marcelo Birck, Alexandre Ograndi e Carlo Pianta).
8 – Eu
Em 2002, Fernanda lançou, com o Pato Fu, o CD e DVD “MTV Ao Vivo”, gravado no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, em comemoração aos 10 anos da banda.
O disco conta com sucessos já consagrados da banda com novos arranjos e mais quatro canções inéditas, entre elas, “Por Perto” (de John e Fernanda).
9 – Por Perto
Em 2005, a banda lançou o álbum “Toda Cura Para Todo Mal”, inaugurando também o seu próprio selo independente: o Rotomusic, e – em 2007 – o disco “Daqui Pro Futuro”.
Neste mesmo ano de 2007- em paralelo à banda – Fernanda Takai lançou o seu primeiro disco solo: “Onde Brilhem os Olhos Seus”, totalmente dedicado ao repertório cantado por Nara Leão, uma grande influência para a vocalista do Pato Fu, que deu o seu tom pop rock às canções interpretadas por Nara.
Entre as faixas, destacou-se a versão de Takai para o clássico: “Diz Que Fui Por Aí” (de Zé Keti e Hortênsio Rocha). O disco foi um sucesso, considerado o melhor de MPB do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte e foi também lançado no Japão.
10 – Diz Que Fui Por Aí
Também em 2007, Fernanda Takai lançou seu primeiro livro, “Nunca Subestime uma Mulherzinha”, uma reunião de crônicas e contos publicados por ela nos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas.
Em 2009, Fernanda lançou o seu segundo disco solo, “Luz Negra”, um registro ao vivo da turnê do primeiro disco. O novo álbum conta com o clássico “Você Já Me Esqueceu” (de Fred Jorge).
11 – Você Já Me Esqueceu
Também em 2009, Takai lançou o EP “Maki-Takai no JetLag”, em parceria com a cantora japonesa Maki Nomiya, ex-vocalista da banda Pizzicato Five.
Em 2010, a banda Pato Fu lançou o seu álbum mais ousado e de maior sucesso até hoje: “Música de Brinquedo”, que ganhou o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Música Infantil”.
Todas as faixas do disco são releituras de grandes clássicos da música nacional e internacional, gravados com miniaturas de instrumentos e instrumentos de brinquedo como cornetas de plástico, xilofones, cavaquinhos, flauta doce, kazoo eglockenspiel.
A ideia foi dar uma sonoridade infantil e criar versões super originais de músicas já muito conhecidas do grande público como: “Ovelha Negra” (de Rita Lee); “Todos Estão Surdos” (deRoberto Carlos) e “Sonífera Ilha” (dos Titãs – Branco Mello, Marcelo Fromer e Tony Belotto e de Ciro Pessoa e Carlos Barmak).
A filha de Fernanda e John, Nina, canta em algumas faixas do disco. O resultado do álbum – que ganhou Disco de Ouro (primeira banda independente a conquistar tal feito) e foi sucesso de público e crítica, agradando a crianças e adultos – impressiona pela qualidade técnica, originalidade e fofura.
12 – Sonífera Ilha
Em 2011, Fernanda Takai lançou o seu segundo livro: “A Mulher Que Não Queria Acreditar”, reunindo 40 outros contos que foram originalmente publicados em sua coluna no jornal Estado de Minas.
Em 2012, a cantora lançou o álbum “Fundamental”, em parceria com o inglês Andy Summers, ex-guitarrista do The Police. As faixas são composições de Andy, especialmente para a voz da cantora, e o disco é bilíngue: possui cinco faixas em português e seis em inglês. A criação das versões em português, Fernanda divide com John Ulhoa e Zélia Duncan.
Também em 2013, Fernanda Takai lançou seu terceiro livro: “A Gueixa e o Panda Vermelho”, uma fábula que decidiu escrever depois de visitar o zoológico de Ueno, em Tóquio, no Japão.
Em 2014, a artista lançou seu quarto disco solo: “Na Medida do Impossível”, que conta com parcerias da cantora com Pitty, Marcelo Bonfá e Marina Lima. O álbum foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Projeto Gráfico.
Além disso, esse disco traz a versão de John Ulhoa para a canção “Heal The Pain”: “Pra Curar Essa Dor”, de George Michael, e que conta com a participação de Samuel Rosa.
13 – Pra Curar Essa Dor
No ano de 2014, a banda Pato Fu lançou o seu décimo álbum: “Não Pare Pra Pensar”, também por seu selo independente, e que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro
Em 2016, Fernanda Takai lançou o seu quarto livro: “O Cabelo da Menina”, que conta o dia de uma garota que acordou descabelada e disposta a questionar os penteados tristes de seus colegas de escola.
Com o livro, que destaca a importância da autoestima e de reconhecer o que há de belo em cada pessoa, Fernanda conquistou o 59º Prêmio Jabuti – honraria mais tradicional da literatura brasileira.
Em 2017, o Pato Fu lançou o álbum “Música de Brinquedo 2”, na mesma pegada do primeiro, mas com a releitura de outros clássicos da nossa música, como “Palco”, de Gilberto Gil.
14 – Palco
Em 2018, Fernanda lançou o disco solo “O Tom da Takai”, em que interpreta canções do início da carreira do cantor e compositor Tom Jobim, grande nome da Bossa Nova, resgatando a importância desse repertório, em canções como: “Estrada do Sol”(de Tom e Dolores Duran), e com a participação de Marcos ValleeRoberto Menescal.
15 – Estrada do Sol
Em 2020, Fernanda Takai lançou mais um disco solo: “Será Que Você Vai Acreditar?”, criado e gravado no estúdio que John e Fernanda têm em casa, durante a pandemia do Coronavírus. John Ulhoa produziu e tocou todos os instrumentos das faixas do álbum, falando diretamente sobre a realidade dos tempos atuais.
Em 2023, Fernanda Takai comemorou – junto com a banda – os 30 anos de fundação do Pato Fu, em um álbum de inéditas chamado “30”.
Aproveite para escutar também a nossa audiobiografia especial sobre a banda Pato Fu, no Acervo MPB, produção original da Novabrasil FM, que é praticamente uma enciclopédia da nossa música.



